Ministério do Esporte Programa do MET massificará a prática esportiva
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Programa do MET massificará a prática esportiva

O Ministério do Esporte e Turismo lançará, até o final de maio, um programa nacional de massificação da atividade física. Batizado de Mova-se, o novo programa vai resgatar a prática de atividades esportivas visando proporcionar mais saúde e qualidade de vida para a população, em geral. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo Ministro Caio de Carvalho, durante audiência pública promovida pela Subcomissão do Esporte do Senado Federal. O programa tem como meta atingir, inicialmente, 40% das escolas, empresas, clubes, associações, entidades classistas e Organizações Não Governamentais dos municípios. Para isso, o MET estabelecerá parcerias com diversas entidades de Serviços Sociais, federações de comércio, indústria, transportes, fundações, Rotary e Lions, instituições de ensino superior e sindicatos atuantes nos municípios. "Temos que pensar no jovem, no cidadão que tem o direito de não ser um campeão, mas que também precisa praticar uma atividade física, que realmente pode garantir mais qualidade de vida para qualquer indivíduo", enfatizou o Ministro Caio de Carvalho. "Nos Estados Unidos, por exemplo, temos um dado bastante significativo, indicando que para cada U$ 1 investido em atividade física, até U$ 13 são economizados em saúde". O Ministro disse, ainda, que é prioridade na sua pasta a efetivação de um raio X do esporte brasileiro, principalmente porque o último documento traçando um perfil do esporte nacional é de 1971. "Com o diagnóstico teremos dados sobre as confederações, instalações esportivas, equipamentos, atletas e todos os setores ligados ao esporte", explicou o Ministro. "Este banco de dados permitirá a manutenção de um atualizado censo esportivo em memória digital". Caio de Carvalho argumentou também que, até dezembro, pretende realizar diversas tarefas, como proporcionar valorização da Educação Física e seu engajamento em Programas Nacionais, ativação do Conselho Nacional de Esporte, instituição do cadastro Nacional da Entidades Esportivas, apoio à Comissão Especial da Câmara que elabora o Estatuto do Esporte, instituição da Bolsa Atleta e promoção de grandes eventos internacionais no País, como os Jogos Sul-Americanos. O Ministro e o Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, além dos senadores Álvaro Dias (PSDB/PR) e Geraldo Althoff (PFL/SC), presidente e relator da CPI do futebol, respectivamente, foram ainda recebidos pelo presidente do Senado, Ramez Tebet. Ele elogiou a postura do Ministro Caio que, com menos de um mês à frente do Ministério do Esporte, está se empenhando pessoalmente para solucionar os problemas do setor. Já o Ministro agradeceu o apoio que tem recebido dos parlamentares e aproveitou a visita para conversar com Tebet sobre a tramitação de matérias de interesse do Ministério no Senado e no Congresso Nacional, como o Projeto de Lei de Responsabilidade Social do futebol.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla