Ministério do Esporte Torcedor ganha código de defesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Torcedor ganha código de defesa

Os torcedores brasileiros poderão contar com um código de defesa de seus direitos ainda este ano. Com este objetivo, foi realizada nesta segunda-feira (29), em São Paulo, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Especial, responsável pela criação do Código dos Direitos do Torcedor. Presidido pelo Secretário Executivo do Ministério do Esporte e Turismo, José Luiz Portella, o Grupo foi constituído por meio da Portaria nº54 de 11 de abril de 2002. Cinco itens foram aprovados: - O torcedor tem direito a regulamento e calendário antecipados; - O torcedor tem direito a ombudsman – espécie de observador do clube – antes e depois da competição; - Manutenção do regulamento por tempo ilimitado; - O fim dos convites para participação em campeonatos (o critério será exclusivamente técnico); - Publicação no mesmo dia da partida, do borderô completo com o nº de pagantes e renda. A divulgação será feita no próprio estádio, internet, sala de imprensa e/ou meios de comunicação. O principal objetivo do GTE é a criação de um Código de Defesa dos Direitos do Torcedor. Mas, o grupo pode propor medidas e discutir outras questões relacionadas ao futebol. A prioridade, entretanto, é a criação e consolidação do próprio Código. O Grupo de Trabalho Especial é composto pelos seguintes integrantes : Presidente - José Luiz Portella Pereira Secretário - Carlos Adriano Pacheco Membros - Carlos Alberto Parreira - Carlos Miguel Castex Aidar - Fernando Antonio Carvalhal de Miranda - Flávio Raupp Fonseca - Geraldo Althoff - Leovegildo Lins Gama Júnior - Luiz Gonzaga Belluzzo - Pedro Sirotsky - Raí Souza Vieira Oliveira - Walter de Mattos Júnior - Presidente do COB - Carlos Arthur Nuzman - Presidente do Clube dos 13 - Fábio André Koff - Representante do Detentor Majoritário dos Direitos de transmissão por TV, Marcelo Gonçalves de Campos Pinto - Presidente da CBF - Ricardo Teixeira O encontro reuniu 15, dos 16 integrantes do Grupo. A única ausência foi a do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, representado pelo vice-presidente da entidade, Nabi Abi Chedid.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla