Ministério do Esporte Ministro Melles anuncia MP para disciplinar o futebol brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro Melles anuncia MP para disciplinar o futebol brasileiro

O Ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, anunciou hoje que em 15 dias estará encaminhando ao presidente Fernando Henrique Cardoso proposta de Medida Provisória para acabar com as irregularidades no futebol brasileiro. O anúncio foi feito depois de analisar o documento conclusivo da CPI do Futebol, apresentado pelo relator e pelo presidente da Comissão, os senadores Geraldo Althoff e Álvaro Dias. O texto da MP será formulado por técnicos do Ministério e do Senado Federal. Quando for enviado ao Palácio do Planalto, antes de ser sancionado pelo presidente Fernando Henrique, terá que passar por uma análise jurídica da Advocacia-Geral da União. O documento, segundo o Ministro Melles, vai “amarrar” todos os pontos sugeridos pelo relatório da CPI. “Mas a sociedade não pode ter a expectativa de algo milagroso”, esclareceu. “A melhor solução ainda é o diálogo”. Um dos pontos principais do relatório da CPI é a criação da Lei de Responsabilidade Social, com regras que devem ser cumpridas pelas entidades do futebol, para uma gestão transparente e sem falcatruas. A nova MP deve tratar, ainda, da inelegibilidade de dirigentes condenados pela justiça ou inadimplentes e de restrições aos clubes que não estão com as contas em dia com o INSS e Receita Federal. Esses clubes podem até ser impedidos de participar de competições e de receber recursos de patrocínios. O Ministro Carlos Melles explicou que será dado um prazo para que a situação das entidades se regularize, mas afirmou que não haverá ajuda financeira por parte do governo federal. “Estaremos à disposição para ajudar, com consultas ou regulamentação de medidas necessárias, mas não vamos injetar recursos”. Sobre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o Ministro voltou a afirmar que o governo não tem autoridade para determinar sua saída do cargo. Mas acredita que a MP servirá instrumento para que isso aconteça além das pressões da própria sociedade.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla