Ministério do Esporte Brasil terá uma Política Nacional para o esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil terá uma Política Nacional para o esporte

O esporte brasileiro começa a viver novos tempos. Pela primeira vez o País terá uma política pública para o setor. A Câmara Setorial de Esporte apresenta amanhã (14/08), ao Ministro Carlos Melles, o documento final com a formulação da Política Nacional de Esporte. Caberá ao Ministro encaminhar o documento para a apreciação do Conselho Nacional de Esporte. Presidida pelo Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, a reunião será realizada às 10h, no auditório do DNER (Setor de Autarquias Norte, quadra 3, lote A – Térreo). Estão confirmadas as presenças dos membros da Câmara Setorial de Esporte e Comissão Nacional de Atletas, como os ex-atletas Luiza Parente e Ana Moser. A Política Nacional de Esporte é um conjunto de orientações estratégicas, elaboradas de acordo com as diretrizes do Ministério do Esporte e Turismo. Foi formulada depois da ampla discussão do tema pelos 120 membros da Câmara Setorial de Esporte, um fórum de debates integrado por representantes da comunidade esportiva, entre atletas, ex-atletas, técnicos e dirigentes, além de parlamentares, jornalistas, professores e delegados de associações e confederações esportivas ou entidades afins. Instalada em outubro do ano passado pelo Ministro Carlos Melles, a Câmara Setorial foi subdividida em quatro grupos temáticos – Esporte de Base, Desenvolvimento do Esporte, Esporte de Rendimento e Esporte para Portadores de Deficiência. Durante 10 meses foram realizadas quatro reuniões gerais e outras duas dezenas de encontros específicos de cada subcomissão, com a apresentação de mais de 100 propostas, no dia 19 de fevereiro. As propostas foram, então, consolidadas pelo professor Manuel José Gomes Tubino, presidente da Federação Internacional de Educação Física e atual consultor técnico do Ministério do Esporte. O documento que a Câmara Setorial apresenta nesta terça-feira ao Ministro Melles é o resultado deste trabalho. “O Brasil nunca teve uma política de esportes e, sim, metas ou objetivos a serem alcançados, mas muitos destes planos não deram certo exatamente por falta de uma política nacional para o setor”, explica Tubino. “O Ministro Melles foi muito feliz na sua ação para que o País realmente tenha uma Política Nacional de Esporte”. Para o Ministro Melles, o documento formulado pela Câmara Setorial representa o compromisso do Estado com o esporte, consolidando um trabalho voltado para o futuro do País, independente dos próprios ocupantes da pasta. “Esporte é uma questão de Estado e não de Ministério”, disse. “A formulação de uma política nacional para o setor saiu de dentro do gabinete, chegando à Câmara Setorial e Comissão Nacional de Atletas, para que as discussões e sugestões fossem feitas realmente pelas pessoas comprometidas com o setor”.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla