Ministério do Esporte Universidades recebem recursos do Ministério do Esporte e Turismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Universidades recebem recursos do Ministério do Esporte e Turismo

universidades que fazem parte da Rede Centros de Excelência Esportiva (CENESP) vão receber recursos do Ministério do Esporte e Turismo. Cada universidade receberá R$ 176 mil, na primeira etapa, para serem aplicados em projetos de modernização e manutenção da rede. Convênio neste sentido será assinado nesta quarta-feira (15/08), às 15h, no gabinete do Ministro Carlos Melles, com a presença de reitores e diretores das oito universidades da Rede. Durante a solenidade, o Ministro Melles assinará também um convênio com a Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. O convênio tem como objetivo a realização do 2º Fórum Brasil Esporte, uma ação da Rede CENESP, com o tema O Desenvolvimento Do Esporte Para Crianças, Jovens e Adolescentes, marcado para a segunda quinzena de novembro, em Recife. “Por solicitação do Ministro Melles, cada Centro já está efetivando um levantamento de quanto precisa para atender os protocolos de avaliação da rede, como biomecânica, fisiologia, testes específicos, psicologia esportiva, prevenção e reabilitação”, explicou o professor Celso Giacomini, diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Secretaria Nacional de Esporte. Os Centros de Excelência Esportiva são centros de desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica na área do esporte; e no treinamento e aperfeiçoamento de atletas. Também proporciona a capacitação de recursos humanos no âmbito das ciências do esporte voltadas para a prática do alto rendimento. Os Centros utilizam as estruturas física e administrativa, recursos humanos e materiais existentes das instituições de ensino superior. Desde que foi instituída, em 1995, com as Universidades Federal de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, a Rede CENESP vem recebendo recursos do Governo Federal. A previsão é de que até dezembro mais R$ 200 mil sejam liberados para cada uma das oito entidades. Mas, até julho de 2002, a previsão é de que a Rede seja composta por 15 universidades. “Cada vez mais a Rede proporcionará a pesquisa e o desenvolvimento do esporte brasileiro”, enfatizou Giacomini. “Brevemente realizaremos um seminário com os comitês Olímpico e Paraolímpico, as Confederações e o corpo técnico, onde vamos oferecer a parceria para a avaliação, acompanhamento e desenvolvimento de todas as seleções do País”. A Rede CENESP é composta, em caráter efetivo, pelas Universidades Federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Maria (RS); Universidade do Estado de Santa Catarina; Universidade de Brasília; Universidade de São Paulo; Universidade Estadual de Londrina; e Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla