Ministério do Esporte Campeão mundial de atletismo conquista medalha de ouro nos Jogos da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeão mundial de atletismo conquista medalha de ouro nos Jogos da Juventude

Há duas semanas, na Hungria, o paulista Thiago Jacinto conquistou a medalha de ouro do salto em distância no Campeonato Mundial de Menores. Hoje (30/07), em Recife, ele retornou ao lugar mais alto do pódio para receber a medalha de ouro do salto triplo nos Jogos da Juventude, depois de estabelecer a marca de 15m78. Aos 17 anos, Thiago está sendo apontado como uma das maiores promessas do atletismo brasileiro. Nesta terça-feira (31/07), ele será homenageado em Brasília pela Caixa Econômica Federal, patrocinadora do atletismo brasileiro. Thiago Jacinto Carahyba Dias pratica atletismo desde os oito anos. Entrou na modalidade por castigo do pai, o professor de Educação Física Paulo Eduardo, inconformado como o filho estava ocupando o tempo ocioso. “Ele me obrigou a praticar um esporte”, explicou. “E não foi por menos, já que eu tinha jogado um palito de fósforo aceso em um caminhão de gás que estava estacionado em frente da minha casa”, conta o rapaz. O fogo foi evitado. Mas, desde então, Thiago está “incendiando” as pistas de atletismo do continente. Ele já contabiliza os títulos de campeão Sul-Americano infantil dos 110 metros com barreira e campeão brasileiro infantil do salto em distância. Também sagrou-se vice-campeão Sul-Americano juvenil dos salto em distância e é o atual recordista brasileiro e Sul-Americano dos 110 metros com barreira e do salto em distância. E no Troféu Brasil, competição da categoria adulta, Thiago conquistou a medalha de bronze no salto em distância. Thiago Jacinto transita com a mesma elegância e competência da pista de Debrecen, na Hungria, à pista do Centro de Esportes Santos Dumont, em Recife. Não escolhe pistas, como não faz restrições aos participantes. “Gostei muito de ter participando dos Jogos da Juventude”, disse Thiago. “Esta é uma competição sempre muito disputada. Em 1998, em Porto Alegre, fui o recordista dos Jogos no salto triplo”, complementou. Como convém, Thiago sonha com a Olimpíada, fica empolgado quando é apontado como um dos maiores talentos do País, mas, humilde, argumenta que o Brasil está cheio de garotos com grande potencial. “O que falta mesmo é mais incentivo”, enfatiza. “Temos material humano de primeira, mas falta infra-estrutura de treinamento e dinheiro para se investir nos atletas e técnicos”. Os Jogos da Juventude são realizados pelo Ministério do Esporte e Turismo, com organização do Comitê Olímpico Brasileiro e apoio da Secretaria Estadual de Esporte de Pernambuco.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla