Ministério do Esporte Congresso de Biomecânica aborda uso incorreto de calçados
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Congresso de Biomecânica aborda uso incorreto de calçados

O uso incorreto de calçados e as lesões que provoca em pessoas que praticam esportes foram alvo de críticas de Túlio Diniz, médico da Universidade de São Paulo, que proferiu palestra durante o IX Congresso Brasileiro de Biomecânica, em Gramado (RS). Segundo ele, a indústria nacional não desenvolveu um trabalho para diagnosticar o tamanho do pé da população do País, deixando de produzir números intermediários. O assunto foi abordado também pelo médico Antonie Van Den Bogert, da Cleveland Clinic Foundation (EUA). Van Den Bogert estudou o calçado na força de impacto durante uma corrida. Segundo ele, não significa que a força de impacto pode ser reduzida para o sapato ser mais macio. “Se fizer este teste com o impacto da massa no sapato, você tem uma força maior e um tempo menor, se o sapato for macio, a força é menor e o tempo maior”. Ele demonstrou sua teoria, apresentando o exemplo de uma pessoa que utilizou dois tipos de calçados. Com material rígido, o ângulo do joelho mudou mais rápido tornando o corpo macio, enquanto no macio o ângulo do joelho mudou mais lentamente, tornando o corpo mais rígido.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla