Ministério do Esporte Comissão Nacional de Atletas discute ação efetiva para garantir isenção fiscal para o esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comissão Nacional de Atletas discute ação efetiva para garantir isenção fiscal para o esporte

O ex-jogador de vôlei, Bernard Rajzman, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), é o novo presidente da Comissão Nacional de Atletas. Ele vai substituir o bicampeão olímpico de atletismo, Adhemar Ferreira da Silva, falecido no início do ano, presidente de honra In Memorian da Comissão. A eleição foi realizada nesta segunda-feira (26/03), durante a primeira reunião da Comissão, desde que tomou posse, no dia 19 de dezembro, em Brasília. Neste mesmo encontro, o ex-judoca Aurélio Miguel, medalha de ouro nas Olimpíadas de Seul (1988) foi eleito Secretário Geral da Comissão. O encontro foi realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo, dirigido por Maria Paula Gonçalves, a “Magic Paula”; e contou com a participação de 12, das 25 personalidades que integram o grupo. Coube ao Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, conduzir os trabalhos. Mas todos os pontos levantados pelo grupo foram apresentados ao Ministro do Esporte e Turismo, Carlos Melles, que encerrou o encontro. Entre as propostas apresentadas está a efetivação de uma ação, em um prazo máximo de 30 dias, visando pressionar o Governo Federal no sentido de garantir isenção fiscal para o esporte, nos moldes do que já acontece na cultura, com a Lei Rouanet. A Comissão quer ainda a criação de um Conselho Nacional de Atletas dentro de cada Confederação; que a Comissão tenha o seu próprio estatuto; a participação na elaboração do documento final da Câmara Setorial, que vai dar subsídio para a formulação da Política Nacional de Esporte; a mudança de critérios para a condecoração com a cruz e a medalha do mérito desportivo; e a ampliação do número de personalidades que integram a Comissão. O grupo reivindicou também ao Ministro Carlos Melles que o professor Celso Giacomini, diretor do Centro de Excelência de Santa Maria, Rio Grande do Sul, seja nomeado diretor do Departamento de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria Nacional de Esporte. “A política nacional de esporte tem que estar desenhada com começo, meio e fim”, disse o Ministro Melles. “Estou trabalhando com gente séria e a organização desta Comissão é fundamental neste processo”, complementou. Quanto à antiga reivindicação dos atletas e dirigentes, para que o País tenha uma lei de isenção fiscal para o esporte, o Ministro Melles foi enfático: “Já ganhamos nossa renúncia fiscal e vocês ainda não se deram conta. Esse benefício já está confirmado e o Presidente Fernando Henrique não vai voltar atrás. Mas precisamos de uma política nacional de esporte, denunciar convênios, reestruturar as confederações, apresentar projetos e propostas”. Após a reunião da Comissão, “Magic Paula” e a Secretária Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Nádia Campeão, ciceronearam o Ministro Melles e o Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, em uma visita pelas instalações do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla