Ministério do Esporte Agnelo Queiroz destaca projetos esportivos a universitários
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Agnelo Queiroz destaca projetos esportivos a universitários

Durante a aula Magna do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, afirmou que as faculdades de Educação Física são agentes imprescindíveis para a formulação de uma política nacional para o esporte no Brasil. O ministro disse que a consolidação dessa política é um dos desafios da sua gestão junto ao Ministério do Governo Lula. A aula aconteceu no dia 27, no Campus I, em Taguatinga e o ministro falou sobre as metas do governo para o desenvolvimento do esporte. Além da participação de alunos e docentes na criação de uma política pública de esportes, o ministro defendeu ainda a parceria das instituições de ensino na implantação de projetos para inclusão social de crianças e jovens sem acesso ao esporte e a educação. Dessa forma, as universidades cedem suas áreas esportivas e também disponibilizam recursos humanos, como estagiários e monitores. Ele citou também os serviços sociais do comércio (Sesc) e da indústria (Sesi), os clubes sociais, as Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABB), além de organizações não-governamentais e entidades religiosas como parceiros potenciais para aplicação do projeto. O ministro destacou a importância de articulação com as iniciativas do Ministério da Educação. Na sua opinião, a iniciação no esporte é importante para o desenvolvimento intelectual do estudante, tornando a escola mais atraente para o aluno. O ministro disse que, por meio de ações conjuntas entre governo federal, estadual e municipal, empresas e sociedade, o esporte é um grande elo para a diminuição da exclusão social, e é um fator importante para o desenvolvimento humano e da cidadania. "O esporte deve ser visto não apenas do lado da competição, mas com uma visão de inclusão social e de desenvolvimento humano", disse. Agnelo Queiroz afirmou que o governo Federal está fazendo um grande esforço para promover uma Olimpíada no Brasil. "Nunca houve uma Olimpíada na América Latina", disse. Ele busca também a realização da Copa do Mundo em 2014 no País. Mas, segundo o ministro, essa data poderá se antecipar para 2010, devido a fatores de segurança na África. A aula Magna foi aberta pela Pró-Reitora de Graduação, Prof. Dra. Josephina Desounet Baiocchi e pelos diretores dos Cursos de Graduação e Mestrado em Educação Física, Prof. Mileno Tonissi e Prof. Dr. Ricardo Jacó respectivamente. Não só alunos do Curso de Educação Física, como também de outros cursos lotaram o Auditório São João Batista de La Salle. No final da palestra foi aberto espaço para perguntas e o tema mais abordado foi a inclusão das universidades nos projetos esportivos do Governo Federal. (Ascom/UCB)
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla