Ministério do Esporte Ministro anuncia projeto de xadrez nas escolas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro anuncia projeto de xadrez nas escolas

Termina nesta quarta-feira (15/01) em Brasília o 69° Campeonato Brasileiro de Xadrez que tem como favorito ao título de campeão o enxadrista Rodrigo Disconzi,(SC). Em segundo lugar, ainda com chances de superar o favoritismo de Disconzi, estão empatados Darci Lima (RJ). Hoje, o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, admirador e praticante do esporte, visitou o local da disputa do Campeonato Brasileiro de Xadrez, disputou uma partida com o Grande Mestre Internacional e presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darcy Lima. O ministro ainda anunciou parcerias na área. Ao lado do presidente da CBX, Agnelo Queiroz firmou o compromisso de incluir o xadrez nas escolas públicas do país, com base no projeto de Xadrez nas Escolas e Comunidades Carentes apresentado por Darcy. O ministro garantiu que o xadrez pode ser acessível a todos. Agnelo Queiroz citou o exemplo do projeto desenvolvido pelo professor Leonardo Junqueira, que inclui aulas de xadrez no Centro de Ensino Médio 404, da cidade-satélite de Santa Maria. No programa de Junqueira os alunos confeccionam as peças e tabuleiros de xadrez com material reciclado. A final do Campeonato será às 14h, no Torre Palacre Hotel. Entre os finalistas estão Rodrigo Disconzi da Silva, Darcy Lima, Helder Gaioso Pinto e Fabiano Prates. Ranking mundial - O Brasil ocupa uma boa posição no ranking mundial de xadrez. Na Olimpíada de Xadrez, realizada ano passado na Eslovênia, o País ficou classificado em 32° lugar entre os 120 países participantes. E entre os 600 grandes mestres internacionais de xadrez, seis são brasileiros. A prática do esporte no Brasil começou em 1808 e foi trazida pelos portugueses no período da colonização.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla