Ministério do Esporte Firmado Convênio de Cooperação Turística Entre Brasil e Peru
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Firmado Convênio de Cooperação Turística Entre Brasil e Peru

Reconhecendo a importância do turismo como fator de bem-estar econômico das nações e também como forma de desenvolver a ligação entre seus povos, a Embratur assinou hoje (06/12)o Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Peru, reiterando o Convênio de Cooperação Turística firmado entre as Partes, em 07 de novembro de 1975. O Acordo tem como objetivo promover o intercâmbio entre os dois países, ampliando, assim, as relações turísticas entre eles e incrementando o tráfego de turistas. A solenidade aconteceu, às 10 horas, no Gabinete do Ministério do Esporte e Turismo, com a participação do presidente da Embratur, Luiz Otávio Caldeira Paiva, do vice-ministro de Turismo do Peru, Ramiro Sala, da ministra Conselheira da Embaixada do Peru no Brasil, Ana Marina Alvarado, e do ministro Conselheiro José Betancourt, além de assessores e jornalistas. O presidente da Embratur, Luiz Otávio, acredita que o principal mercado emissor, hoje, é o mercosul e que é muito importante estreitar as relações. "hoje o fluxo de peruanos para o Brasil está em torno de 50 mil turistas por ano. É um fluxo significativo, porém pequeno, e se dá mais em torno das fronteiras. Temos muito o que trabalhar e desenvolver principalmente a questão das ligações aéreas e rodoviárias”. O vice-ministro Ramiro não pensa diferente. Ele afirmou que o intercâmbio comercial também desenvolve enormemente o turismo. E é por isso que a BR 319, rodovia em fase de finalização, que vai ligar o estado do Acre com o Peru, terá uma grande importância para ambos países. Ramires acredita, ainda, que um dos fatores de integração mais importantes entre Peru e Brasil seja o Rio Amazonas, que nasce no Peru, e poderá ser intensificado com esse Acordo. “O Peru espera muito do Brasil para o turismo e acredito que o Brasil também pode esperar que muitos peruanos venham passar as férias aqui”. O Acordo é bastante amplo. Prevê, entre outras formas de cooperação, a implementação de vôos charter entre as cidades de Cuzco e Rio de Janeiro e/ou São Paulo, excursões temáticas para grupos especializados, bem como feiras, festivais e exposições nos dois países. Deverão, também, ser facilitadas visitas recíprocas de representantes da mídia, agentes de viagem e operadores turísticos, com o objetivo de promover o produto turístico de ambos os países. E ainda, a produção e a troca de publicações sobre turismo, materiais de pesquisa, dados estatísticos e toda informação básica no campo do turismo. Dentro do Acordo de Cooperação, os dois países trocarão informações e resultados de pesquisas e projetos realizados no âmbito do Combate a Exploração do Turismo Sexual Infanto Juvenil, segundo recomendações da Organização Mundial do Turismo. Outro ponto importante no Acordo é a tentativa, via apoio técnico e institucional, de implementação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT, no Peru. A ação seria através de um Grupo de Trabalho, mantendo intenso intercâmbio de informações acerca de seus projetos.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla