Ministério do Esporte Com apoio do MET Projeto Navegar inaugura 38º núcleo em Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com apoio do MET Projeto Navegar inaugura 38º núcleo em Natal

Bons ventos para a criançada que gosta de navegar e mora em Natal/RN. O Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael, acaba de inaugurar naquela cidade o 38º Núcleo do Projeto Navegar, beneficiando 160 crianças do ensino fundamental, matriculadas na rede pública, com idade entre 12 e 15 anos. A idéia é atender, preferencialmente, quem vive em áreas consideradas de risco social, mediante a proposta do Navegar que objetiva integrar o esporte à educação; incentivar valores de preservação ambiental; propiciar a formação de uma consciência náutica; desenvolver habilidades motora específicas, e rapidez de raciocínio. Em Natal, a iniciativa partiu do Iate Clube que caprichou nas instalações do núcleo, inaugurando na última sexta-feira, 8, uma sala para aulas práticas, 12 barcos, além de uma área coberta para manutenção e abrigo dos equipamentos. Foi deslocada, ainda, uma equipe de profissionais para acompanhar e treinar os jovens incluídos no programa. Os tipos de barcos utilizados são o Optimist/Vela, canoagem/Remo e K1/Canoagem. Idealizado pela Secretaria Nacional de Esporte, o Projeto Navegar vem despertando o entusiasmo de setores oficiais como Marinha, Exército e Aeronáutica. O Secretário Lars Grael disse que em algumas cidades está sendo utilizada a estrutura destas bases para o desenvolvimento do projeto. O Navegar está fazendo uma verdadeira revolução nos municípios onde vem sendo instalado. Prova disso é que desde o início da implantação em 1999, o projeto já atingiu 18 estados, 35 municípios, atendendo 13.320 jovens e gerando, 595 empregos diretos, até o momento.Os municípios devem estar localizados no litoral, ou ter lagos e rios que permitam a prática de esportes náuticos. A experiência vem dando certo, tanto, que outros países como o Uruguai já adotaram seu primeiro núcleo em setembro último, seguindo o modelo brasileiro. Sucesso também nas vitórias conseguidas pelas alunas do Navegar, Adriléia de Freitas e Rozivânia Gomes, convocadas para integrarem a seleção nacional de canoagem. Filhas de agricultores, não possuíam, antes do projeto, a menor perspectiva de se tornarem atletas.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla