Ministério do Esporte Brasil e Irã assinam Acordo de Cooperação Esportiva
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil e Irã assinam Acordo de Cooperação Esportiva

O Irã será beneficiado com programas esportivos do Ministério do Esporte e Turismo. Acordo neste sentido foi assinado nesta segunda-feira, pelo Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael; e o Embaixador da República Islâmica do Irã, Mansour Moazami. O Acordo de Cooperação Esportiva tem como objetivo promover o intercâmbio entre os dois países, além da busca de excelência do esporte e vai vigorar até 2005. O Acordo é bastante amplo. Prevê, entre outras formas de cooperação, intercâmbio e visitas técnicas, realização de cursos, conferências e seminários, consultorias, concessão de Bolsas de Estudos e o desenvolvimento de programas de apoio e fomento do esporte. Abrangerá as áreas de Esporte de Rendimento; Esporte para Portadores de Necessidades Especiais; Ciência, Tecnologia e infra-estrutura do esporte; Informação e documentação; Medicina esportiva; e Luta contra o doping. Lars Grael enfatizou a importância da assinatura do Acordo justamente quando Brasil e Irã celebram 100 anos de relações diplomáticas. “O Acordo possibilitará a troca de experiências entre os dois países e isso nos interessa bastante, porque em muitas modalidades esportivas, como as Lutas Olímpicas e Levantamento de Peso, o Irã é uma referência mundial”, explicou o Secretário. “Mas nós também dominamos diversas áreas que interessam ao Irã”. De acordo com o Secretário, o Acordo tem a vantagem de não onerar os cofres do Governo, trazendo, ainda, uma reciprocidade que pode beneficiar o Brasil de diversas formas. “Ele é importante, por exemplo, para o País se habilitar a captar eventos internacionais; ou mesmo na sucessão de um dirigente de algum organismo esportivo internacional, quando é preciso que o País consiga reunir o maior número de votos possíveis”. O Embaixador Mansour Moazami explicou que o Acordo possibilitará aos jovens iranianos o contato com diversas modalidades esportivas do Brasil. “Pode parecer estranho, mas o Brasil é muito admirado em nosso País”, explicou. “Na Copa do Mundo de futebol, por exemplo, os iranianos foram às ruas comemorar a vitória brasileira como se fosse a nossa própria vitória”. Ele disse ainda que o Acordo é amplo e que beneficiará principalmente os jovens, que totalizam 54% dos 70 milhões de iranianos. “Nossa população jovem é realmente muito grande e temos que desenvolver programas, como os que são realizados no Brasil, voltados exatamente para eles”, enfatizou. O Embaixador saiu do gabinete do Secretário Nacional com uma lembrança muito especial. Lars Grael presenteou Moazami e os demais membros da comitiva iraniana com um kit contendo material esportivo produzido por detentos que participam do projeto Pintando a Liberdade.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla