Ministério do Esporte Desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha

O Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, concedeu ao MET/EMBRATUR, recursos da ordem de US$ 20.000 para realização de uma Cooperação Técnica Intraregional entre o Brasil e Equador para o desenvolvimento turístico as Ilhas de Fernando de Noronha no Brasil e de Galápagos no Equador, enquanto destinos turísticos em áreas protegidas. O entendimento da importância das experiências desenvolvidas pelas equipes técnicas dos dois países no sentido de promover o turismo com sustentabilidade e da adequabilidade em integrar e intercambiar o conhecimento destas equipes, suscitou o interesse mútuo em um projeto de cooperação técnica, a ser promovido entre os dois países. A experiência do Equador na exploração racional de Galápagos, com o projeto das trilhas ecológicas implantadas e com o sistema de visitação adotado, envolvendo capacitação de guias turísticos e demais cuidados necessários, são de grande interesse para o Governo Brasileiro, notadamente para este Ministério, que através da Embratur vem, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, promovendo o apoio necessário à administração da ilha de Fernando de Noronha-PE para o desenvolvimento sustentável do turismo. Por outro lado, o trabalho que vem sendo realizado pela Embratur, para o melhor envolvimento da população local, regulamentando a situação das pousadas e hotéis de pequeno porte de propriedade dos ilhéus, objetivando qualificar os estabelecimentos e os serviços locais oferecidos, são de grande interesse do Governo do Equador, no sentido de aumentar a apropriação da renda proveniente da atividade turística à população local. A qualificação de pousadas com a marca dos golfinhos aplicada em Fernando de Noronha já é referência para este tipo de regulamentação. O Projeto de Cooperação Técnica consiste basicamente em visitas técnicas para trocas de experiências e conhecimentos entre brasileiros e equatorianos à Galápagos e a Fernando de Noronha. A partir desta iniciativa, os dois países decretarão Galápagos e Fernando de Noronha como Ilhas Irmãs e, a partir daí, tomarão providências no sentido de aprofundar a cooperação técnica e, também, a promoção turística articulada, uma vez que as duas ilhas vivem situação semelhantes e exploram os mesmos nichos do mercado turístico.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla