Ministério do Esporte Marapanim começa a receber atletas para os V Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Marapanim começa a receber atletas para os V Jogos Indígenas

Ainda nos preparativos para os V Jogos Indígenas, Marapanim (PA) já é uma festa. Palco da chegada de índios de todas as regiões, a cidade, conhecida como “borboletinha do mar”, tem se transformado numa verdadeira Torre Babel. Índios de diversos troncos lingüísticos, incluindo representantes do Canadá, jornalistas e turistas do mundo inteiro, estão sendo esperados em Marapanim. São pelo menos 1100 atletas de 63 etnias. Para acomodar tanta gente, os organizadores estão montando, de forma tradicional, 38 ocas. Muitos atletas chegam cansados, por causa da longa viagem. Os Matis, por exemplo, enfrentaram três dias de canoa da fronteira com o Peru até Tabatinga (AM), e mais um dia de avião até Belém do Pará. E detalhe: os Matis estão em contato com a civilização há apenas duas décadas. “Escolhemos este local pela proximidade com a Água e por representar o habitat natural dos índios”, informou Carlos Terena, assistente da Funai. Marapanim fica na foz do Amazonas, de frente para o Oceano Atlântico. Lá só se chega de barco. Os Jogos começam no próximo dia 14, sábado de manhã, com um amistoso de futebol.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla