Ministério do Esporte Aldeia olímpica em Marapanim vai receber atletas dos Jogos indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldeia olímpica em Marapanim vai receber atletas dos Jogos indígenas

Uma aldeia olímpica está sendo construída no município de Marapanim para receber 1.100 atletas indígenas, de 63 etnias de diversos estados do Brasil, e um público diário de mais de 8 mil espectadores. A obra faz parte da infra-estrutura dos V Jogos dos Povos Indígenas, competição que será realizada entre os dias 14 e 21 deste mês, naquele município. A Aldeia Olímpica está sendo construída numa área de 12 mil metros quadrados, entre as dunas da praia. A estrutura do local conta com 30 ocas, arena com arquibancadas, refeitório, salão para exposição fotográfica, auditório, mais salas de administração e imprensa. Futebol, atletismo, 100 e 5000 metros, natação no rio, canoagem contra a correnteza, cabo de guerra, arco e flecha, arremesso de lança, corrida da tora, lutas corporais e demonstrações de atividades específicas de cada tribo são as principais modalidades esportivas do evento. Os jogos, de identidade cultural entre as tribos, vão acontecer na Praia do Crispim, localizada na costa atlântica, no nordeste do Pará, a 10 km da cidade. O local, que lembra a praia do Atalaia, em Salinópolis, tem extensas dunas. O sucesso dos III Jogos dos Povos Indígenas, realizado em Marabá, também no Pará, considerado pela mídia nacional e internacional, como o maior encontro de integração e interação dos Povos Brasileiros, a receptividade do povo paraense e a solicitação dos próprios índios fizeram com que o Estado fosse mais uma vez escolhido pela Secretaria Nacional de Esporte como sede do evento. O evento é realizado pelo Governo do Estado do Pará, através da Secretaria Especial de Promoção Social e Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Ministério do Esporte e Turismo, Secretaria Nacional de Esporte e Fundação Nacional do Índio (Funai). A Assessoria de Imprensa da Seel já está credenciando os jornalistas interessados em fazer do cobertura dos Jogos. O credenciamento deveria ser feito até o dia 31 de agosto, mas o prazo foi prorrogado. A Cerimônia de Abertura dos V Jogos dos Povos Indígenas vai acontecer dia 14, às 17 horas, na praia do Crispim.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla