Ministério do Esporte A Corrida Começou
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

A Corrida Começou

PAN - 2007 A escolha do Rio para sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007 muda, como disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), Carlos Nuzman, a história do esporte no Brasil. A euforia com que foi recebida a vitória brasileira em sua disputa com San Antonio, no Texas, expressa bem o estado de espírito que doravante norteará o esporte olímpico no país. Não foi uma disputa fácil. Tratava-se de neutralizar o principal argumento dos americanos - a eficiência em organização esportiva. Nunca os EUA haviam perdido disputa no gênero e o Brasil ainda tinha como aspecto negativo a fama de insegurança de suas cidades - o que o COI rebateu com brilho argumentando que desde a derrubada das torres gêmeas, em 11 de setembro, o terrorismo ameaça as cidades americanas. Além disso, segundo o prefeito Cesar Maia, integrante de primeiro plano da comitiva que foi ao exterior lutar pelo Rio, um dos argumentos que mais pesaram na decisão final foi a preocupação social dos discursos da delegação brasileira, em contraste com as promessas de capacitação dos americanos, que todos já conhecem. Sabe o prefeito que, além de mudanças decisivas no esporte (principalmente num país embalado pela monocultura do futebol), os Jogos de 2007 mudarão definitivamente a cidade. A construção da Vila Olímpica é o símbolo da transformação à vista. A escolha da Barra como principal sede se explica por ser área plana, com urbanização qualificada, sem núcleos de narcotráfico, com quatro entradas e saídas. O evento provocará a aceleração do início das obras para levar o metrô à Barra. Quando se fala de esportes olímpicos, nunca é demais lembrar que a chave da vitória são os projetos a ''longo prazo''. O Brasil é candidato a sede das Olimpíadas em 2016. Para atingir a meta, tem de arregaçar as mangas desde já. E não basta investir na infra-estrutura da cidade candidata. É necessário principalmente investir na juventude, preparando uma geração inteira para disputar com os melhores atletas do mundo. O Brasil não se tornará potência esportiva da noite para o dia. Mesmo Itália, Inglaterra e Austrália se planejaram para o desenvolvimento em bloco das modalidades olímpicas. Atenas em 2004 e o Pan no Rio em 2007 são etapas decisivas para este desenvolvimento.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla