Ministério do Esporte Preocupação social no Pan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Preocupação social no Pan

Nuzman e Cesar Maia destacam desenvolvimento com a realização do evento Gabriela Boeing Repórter do JB O prefeito Cesar Maia destacou a preocupação social do projeto apresentado na reunião da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), na Cidade do México, como uma das chaves para o sucesso da candidatura do Rio de Janeiro ao Pan-Americano de 2007. A possibilidade de realizar um grande evento esportivo no Brasil como meio para o desenvolvimento social não é novidade. Em 1996, na época da campanha Rio-2004, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, apresentou a Agenda Social Rio ao COB, com cinco metas a serem desenvolvidas com as Olimpíadas 2004: esporte e cidadania, educação de qualidade para todas as crianças e jovens, todas as crianças bem alimentadas, favelas urbanizadas e integradas à cidade e ninguém morando na rua. ''A Rio-2004 pode contribuir para a erradicação da miséria e para a melhoria da qualidade de vida'', defendia Betinho, em 1996. Seis anos depois, o Rio de Janeiro comemora a escolha como sede do Pan-2007 _ hoje, a delegação do COB será recebida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. ''Na Cidade do México, apresentamos projetos de construção de Vilas Olímpicas, melhoria de quadras nas escolas e desenvolvimento do esporte para portadores de deficiência física e mental. E todos são programas já em execução, sendo que alguns a comissão fiscalizadora da Odepa viu quando esteve aqui '', declarou Cesar Maia. O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, destacou o legado que será deixado com o Pan. ''A cidade terá instalações novas, oportunidade de afastar os jovens da criminalidade e da violência com a prática do esporte. Não adianta realizar um Pan se isso não trouxer benefício permanente para a cidade'', disse Nuzman. Mas, por enquanto, a Agenda Social de Betinho não será aplicada. ''Prefiro não ligar aquele projeto ao contexto discussão sobre o assunto'', finalizou.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla