Ministério do Esporte Nuzman agora quer incluir o futsal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nuzman agora quer incluir o futsal

Pedro Motta Gueiros Das sete modalidades não olímpicas que vão fazer parte do programa dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio, uma pode ser o futsal. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, disse ontem que vai pedir à Organização Desportiva Pan-Americana a inclusão do esporte entre as 35 modalidades disputadas no Rio. - Essa é vontade do COB, mas é uma decisão que não depende de mim, e sim da CBF e da Fifa - disse Nuzman, referindo-se as entidades que controlam o futsal no Brasil e no mundo. Oscar espera pelo melhor Pan de todos os tempos O futsal e a cidade do Rio têm ambições parecidas: querem usar o Pan de 2007 para consolidar seus projetos olímpicos. Pela primeira vez, a modalidade fez parte de um evento do calendário do Comitê Olímpico Internacional (COI) nos Jogos Sul-Americanos, encerrados no Brasil no último dia 11. O próximo passo do futsal, antes de pleitear a inclusão nas Olimpíadas, é constar do programa do Pan. A cidade do Rio também conta com o Pan para se lançar candidata a sediar uma Olimpíada. Nuzman reiterou ontem o desejo de trabalhar para que os Jogos Olímpicos de 2012 sejam no Rio: - O Rio jamais será o mesmo depois do Pan. Estamos começando a arrancada para sediar as Olimpíadas. Fui cobrado por presidentes de comitês olímpicos latino-americanos a lançar a candidatura do Rio. Acho que há tempo suficiente para isso. No COB, há quem considere o projeto prematuro. - O ideal seria em 2016. Porque a escolha de 2012 será em 2007, quando estaremos mobilizados pelo Pan. Faltariam condições para cuidarmos das duas frentes como o rigor que essa missão exige - alertou um dirigente do COB. O projeto olímpico começou com a fracassada candidatura Rio 2004, liderada pela prefeitura, mas deixou lições. - Aprendemos que a condução tem que ficar com o comitê olímpico. Foi assim que fizemos agora, e San Antonio não - disse Nuzman. - Na Rio 2004 não foi dada atenção à segurança. Fui voto vencido quando escolheram a Ilha do Fundão como local para a Vila Olímpica - lembrou o prefeito César Maia. Agora, além de um detalhado plano de segurança, o Rio expôs as fragilidades do sistema americano depois dos atentados de 11 de setembro. - Devolvemos ao Texas o clima de insegurança causado pelo terror- exagerou Maia. Entre os atletas brasileiros, o clima é de euforia. Oscar, do basquete, comemorou: - Essa vitória foi a primeira medalha brasileira em 2007. Nos deram a chance de organizar o Pan e será o melhor de todos os tempos. Assim como Oscar, o campeão olímpico (vôlei) Tande considera Nuzman o grande responsável pela vitória. - Isso se deve ao trabalho dele. Será magnífico para a cidade e para nós atletas. Vejo como um crédito que deram para o Brasil.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla