Ministério do Esporte Abav lança programa Dias Azuis em Recife
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Abav lança programa Dias Azuis em Recife

Sandra Boccia, Do Recife O projeto Dias Azuis foi relançado oficialmente ontem, na 30ª Exposição de Turismo e Congresso Nacional das Agências de Viagens, no Recife. O programa, que foi editado pela primeira vez em 1998, sofreu reformas e volta a vigorar numa das crises mais agudas do turismo internacional e da indústria hoteleira nacional. O Dias Azuis tem por objetivo mapear o calendário turístico nacional, incrementando as viagens nos períodos de baixa temporada. Por meio do endereço eletrônico, os internautas interessados em viajar ficam sabendo quais são os períodos em que podem obter descontos de 20% a 55% em hotéis, restaurantes, locadoras de veículos e companhias aéreas. Mais de 800 empresas foram cadastradas. De acordo com o Ministro de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, o programa pode ser decisivo para recuperar as baixas taxas de ocupação do setor, que vem sofrendo os sobressaltos da alta do dólar e a conseqüente diminuição da venda de pacotes de turismo para o exterior: "Nós não tivemos um assassino brutal como Bin Laden, mas outros acidentes frustraram nossas expectativas", disse o ministro, na abertura do congresso, em alusão à quebra da Soletur, à perda de turistas argentinos e as chuvas do Nordeste. Todos esses fatores, disse o ministro, ofuscaram a perspectiva de que o Brasil iria melhorar sua performance depois dos atentados terroristas de 11 de setembro. Descontinuado em 1999, quando a indústria ainda não sentia os efeitos da crise, os "Dias Azuis" chegaram a aumentar o movimento até em 27%. Desta vez, como os próprios turistas também terão acesso ao calendário por meio do site (antes, as informações eram reservadas aos agentes), as autoridades do setor esperam repetir o incremento até o dia 11 de dezembro, quando termina a primeira etapa do programa. O ministro destacou que, além dos descontos, as empresas vão oferecer benefícios para os turistas que comprarem seus produtos nessas datas, como jantares, passeios e noites extras. Shopping centers e parques temáticos também devem aderir ao programa e oferecer descontos. Afora as férias escolares e o clima, que determinam os períodos de baixa e alta ao longo do ano, o calendário dos dias azuis também leva em conta festas regionais. O Hotel Hilton de Belém, por exemplo, vai oferecer 40% sobre o valor das diárias, exceto durante o Círio de Nazaré, em outubro. Esse mesmo valor será adotado pelo Caesar Park de Fortaleza e vários flats do Rio de Janeiro, que têm nos viajantes de negócio sua principal fonte de renda.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla