Ministério do Esporte Em Maceió, Ministro Caio apresenta macroestratégias para alavancar o turismo no Nordeste
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Maceió, Ministro Caio apresenta macroestratégias para alavancar o turismo no Nordeste

As principais medidas para alavancar o turismo no Nordeste foram apresentadas pelo ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, durante a palestra da tarde de ontem (6/7) na Associação Comercial de Maceió. Em primeiro lugar vem a infraestrutura, quando o ministro citou uma cidade que até bem pouco tempo só dispunha de 15% de saneamento básico. Ampliadas as obras neste setor, a mesma cidade é hoje considerada um dos cartões postais do turismo nordestino. Em segundo lugar, Caio de Carvalho falou da necessidade na melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nos locais turísticos. Nessa parte, citou o Programa Nacional de Municipalização do Turismo, o PNMT que hoje vem somando resultados positivos em todos os lugares onde foi implantado. Atualmente, 1.680 municípios brasileiros estão buscando essa qualidade, baseados numa máxima do programa: Uma cidade só será boa para o turista, se for boa para os seus moradores". Na seqüência, está a legislação, um dos pontos fundamentais para o fortalecimento do turismo como um todo. Como exemplo, temos hoje o código de defesa do consumidor. E por último, segundo o ministro, "modificar a maneira de se vender os produtos: É o marketing aliado às questões culturais", explicou. Caio de Carvalho fez ainda uma retrospectiva, mostrando as mudanças no setor turístico dos anos 80 para cá. Lembrou dos baixos índices alcançados na questão das denúncias do turismo sexual, um dos assuntos mais polêmicos da década. Reforçou também, o lançamento do Calendário dos Dias Azuis que será apresentado na abertura do congresso da Associação Brasileira de Agentes de Viagens-ABAV no próximo dia 21 no Recife. O programa beneficiará o turista que visitar o Nordeste no período de baixa temporada com descontos de 50% em hotéis, restaurantes, locadoras de veículos, e outros estabelecimentos comerciais. A proposta é fomentar o comércio local, que, em contrapartida, deverá investir na apresentação dos seus produtos, tornando-os mais atraentes. Abordado sobre o esporte, o ministro do Esporte e Turismo disse que deixa para o próximo governo uma boa base, formada pelo Conselho Nacional de Atletas. Adiantou ainda, que no próximo dia 13 terá uma reunião como o presidente FHC sobre o assunto.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla