Ministério do Esporte Projeto inicia jovens nos esportes náuticos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto inicia jovens nos esportes náuticos

José Araújo Neto Cento e sessenta estudantes das redes estadual e municipal de ensino estão tendo a oportunidade de aprender as modalidades esportivas de remo, vela e canoagem, no Centro Náutico da Bahia, no Comércio. A iniciativa faz parte do Projeto Navegar, idealizado pelo velejador campeão olímpico Lars Grael, atual secretário nacional de Esportes. O objetivo é introduzir jovens de 12 a 15 anos em uma das três modalidades esportivas, assim como promover entre eles a interação social e a formação educacional. Ministrada por instrutores especializados em remo, vela e canoagem, a programação pedagógica é realizada duas vezes na semana e inclui o desenvolvimento do conteúdo de palestras sociopedagógicas e de aulas práticas com a utilização de barcos, remos, caiaques e botes infláveis. O projeto também fornece aos adolescentes uniformes (camisa, short, tênis e colete salva-vida), vale-transporte e lanche. "Os alunos estão sendo iniciados nas três modalidades e também aprendendo a conviver com o mar", comentou Afonso Bastos, coordenador do projeto. Para o instrutor da vela, Sérgio Lobo, finalmente o Brasil e, em especial, a Bahia, descobriu todo o potencial aquático de locais como a Baía de Todos os Santos. "Nós temos um País fantástico para a prática de esportes aquáticos, e uma juventude capaz de se tornar referencial nestes esportes no mundo", argumentou o velejador, que já descobriu muitos talentos no pouco tempo que teve de treinamento (o projeto começou em junho). Terapia Para a estudante do Colégio Paulo Américo, Lesliane Santos, 17 anos, além do esporte, o remo, modalidade que escolheu, serve como uma terapia. "A gente acaba esquecendo muitos dos problemas que estávamos pensando em casa", disse a estudante, que também estava tendo aula de natação, ministrada por instrutores do Salva Mar. O projeto é resultado da parceria entre o Centro Náutico da Bahia (Cenab), SNE, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setrads) e Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar).
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla