Ministério do Esporte Em São Paulo, disputas que despertam curiosidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em São Paulo, disputas que despertam curiosidade

Levantamento de peso e golfe são competições da sede paulista, sempre com entrada gratuita São Paulo é sede de 8 das 26 modalidades em disputa nos Jogos Sul-Americanos, todas fora da lista dos esportes olímpicos mais importantes ou populares. Apesar disso, são modalidades diferentes, que despertam curiosidade, como o levantamento de peso, que começa hoje, no Centro Olímpico do Ibirapuera, dentro do programa de provas da sétima edição dos Jogos, que tem mais três sedes - Belém, Curitiba e Rio. Em Mogi das Cruzes, no Paradise Resort Golf Village, prossegue a competição de golfe - a equipe feminina do Brasil terminou o primeiro dia de provas na liderança. "Ter esportes muito diferentes é bom e ruim", disse a secretária de Esportes de São Paulo, Nádia Campeão, sobre as modalidades que couberam à cidade. "É ruim porque esportes mais populares atraem mais o público, mas é bom porque as pessoas podem ver que o universo esportivo é amplo, vai além do futebol." As competições têm entrada gratuita, o que pode ser um atrativo extra. Em São Paulo, os ingressos podem ser retirados no local, antes das provas. Maria Elizabete Jorge - atleta que chegou a ganhar a vida como lavadeira - chamou a atenção como a única representante brasileira em uma prova sem tradição entre as mulheres, na Olimpíada de Sydney: o levantamento de peso. Hoje, aos 46 anos, é a técnica da equipe feminina do Brasil. Pela primeira vez na história, o País terá atletas em todas as categorias no torneio feminino. As disputas começam hoje, no Centro Olímpico do Ibirapuera, com duas provas femininas - até 48 kg, às 15 horas, e até 53 kg, às 16 horas - e duas masculinas - até 56 kg, às 11 horas, e até 62 kg, às 17 horas. O levantamento de peso é um dos esportes com muitas medalhas em disputa. Serão 135, pelas quais brigarão 70 atletas de Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela (a seleção brasileira tem 15 atletas, 7 mulheres). No levantamento, o torneio soma pontos no ranking que definirá os países classificados para o Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003. Só valem para o ranking competições com antidoping - em São Paulo serão feitos dois exames em cada categoria. Recorde - Ontem, em Belém, o juvenil Fernando Fernandes conquistou a medalha de ouro nos 5 mil m, com 14min13s29, novo recorde sul-americano juvenil no atletismo. Franck de Almeida conquistou a prata (14min14s18). Na esgrima, no Rio, o brasileiro Marcos Cardoso ganhou a primeira medalha de prata no florete, uma categoria em que o País não vai ao pódio há muitos anos.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla