Ministério do Esporte Atletas caem no samba na abertura oficial dos Jogos Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atletas caem no samba na abertura oficial dos Jogos Sul-Americanos

Uma grande festa marcou a abertura oficial dos VII Jogos Sul-Americanos, na noite desta quinta-feira (1º), em São Paulo. Como já é tradição, o desfile das delegações, o juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica emocionaram os atletas e técnicos. Mas os shows de grupos folclóricos de alguns países participantes empolgaram a todos os presentes. O Brasil foi representado pela Escola de Samba Gaviões da Fiel, a campeã do carnaval paulistano de 2002. O Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, prestigiou a festa. Também estavam presentes a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy; o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman; e o presidente da Organização Desportiva Sul-Americana, Antônio Rodriguez. O Ministro Caio de Carvalho disse que se sentia honrado em participar da maior festa do esporte no continente. E lembrou, com pesar, que São Paulo não sediava uma competição internacional de grande porte desde 1963, quando realizou os Jogos Pan-Americanos. “Parabéns a todos que tornaram realidade este sonho”, disse, olhando em direção da Tribuna de Honra, onde estavam sentados a prefeita Marta Suplicy e o presidente do COB, Carlos Nuzman. Depois, fixando-se nos atletas, enfatizou: “perdendo ou ganhando, todos vocês já são vencedores, porque são em vocês que nossas crianças, os atletas de amanhã, vão se mirar”. Enumerando as reformas nas instalações esportivas e a infra-estrutura disponível na cidade, Marta Suplicy explicou que a prefeitura atendeu prontamente ao convite do presidente do COB, Carlos Nuzman, para que São Paulo fosse uma das quatro sedes dos Jogos Sul-Americanos. “O Brasil, para sediar uma Olimpíada, precisa fazer um primeiro movimento”, disse. “E este movimento está sendo feito agora”. A abertura dos Jogos foi realizada no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. E foi prestigiada, também, por dois medalhistas olímpicos: a ex-jogadora de basquete Paula, atual coordenadora do Centro Olímpico do Ibirapuera; e o ex-judoca Aurélio Miguel. Reconhecida por atletas de todos os países, Paula posou para fotos e deu inúmeros autógrafos. Os Jogos Sul-Americanos prosseguem até o próximo dia 11, com disputas em quatro cidades – Belém (PA), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (além da capital, as competições estão sendo realizadas em Mogi das Cruzes e São Bernardo). Os Jogos estão sendo disputados por 2000 atletas, aproximadamente, representando 14 países. A maior delegação é a do Brasil, com 465 atletas, sendo 257 homens e 208 mulheres.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla