Ministério do Esporte Lobby pela candidatura ao Pan-2007 entra na reta final
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lobby pela candidatura ao Pan-2007 entra na reta final

Rogério Daflon A abertura oficial dos VII Jogos Sul-Americanos, no Palácio da Cidade, mais parecia um ensaio da dos Jogos Pan-Americanos de 2007, cuja candidatura o Rio disputa com a cidade texana de San Antonio e será decidida no próximo dia 24 de agosto. Ontem, não se falava em outra coisa na cerimônia. O presidente de honra da Fifa e decano do Comitê Olímpico Internacional (COI), João Havelange, exortou os presidentes de comitê olímpicos nacionais presentes a votarem na cidade carioca. - Os países sul-americanos têm de se unir em torno da candidatura do Rio - disse Havelange, em seu discurso, muito aplaudido pelo presidente da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur), Antonio Rodríguez, que apóia o Rio. Prefeito ressalta as qualidades da cidade para receber eventos Em seguida, César Maia ressaltou as qualidades da cidade para receber grandes eventos. O ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, lembrou a Eco-92 para reforçar a tese do prefeito. Mais pragmático, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou que 8 de agosto será um dia importante para se trabalhar a candidatura, já que os presidentes dos comitês olímpicos dos países caribenhos assistirão a uma palestra e, depois, conhecerão algumas instalações esportivas do Rio e as vantagens que a cidade pode oferecer, além, é claro, da organização em tempo recorde (três meses) dos Jogos Sul-Americanos. Ontem, alguns presidentes de comitês olímpicos se disseram impressionados com a palestra do COB, no Palácio da Cidade, sobre a organização dos VII Jogos Sul-Americanos, o principal trunfo do COB para credenciar o Rio a ganhar a sede do Pan-2007. - O COB deu um grande impulso à candidatura do Rio para o Pan com essa apresentação - avaliou o presidente do Comitê Olímpico do Chile, Fernando Eitel Polloni, que ainda não decidiu seu voto. Já o presidente do Comitê Olímpico do Peru, Carlos Paz, que votará pelo Rio, prevê uma disputa acirrada com San Antonio (EUA): - O Rio terá a maioria dos votos dos países sul-americanos. O problema são os países caribenhos. O COB sabe disso. Tanto que, na semana passada, enviou à Inglaterra o diretor de marketing, Leonardo Gryner, e a diretora-administrativa Christiane Abeid para dar uma palestra para membros de 16 países do Caribe de língua inglesa. Os dois se mostraram otimistas. Lembraram uma declaração do presidente do Comitê das Ilhas Cayman, Jerris Miller, para explicar o por quê: - Ele disse que o Pan no Rio teria mais a acrescentar ao esporte brasileiro do que o Pan em San Antonio ao esporte americano. Dos países do Caribe, a República Dominica tende a votar em San Antonio. O ministro Caio de Carvalho disse que fará um trabalho diplomático para conquistar este voto. Outro a ser conquistado é o do Comitê Olímpico da Colômbia.
{audio}{/audio}

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla