Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Líderes estrangeiros recebem boas-vindas de 48 etnias brasileiras
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 08 Novembro 2013 14:50
Um momento considerado pelos índios como o mais importante marcou o início das atividades da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá, Mato Grosso. Cerca de mil pessoas entre índios e não- índios reuniram-se na manhã desta sexta-feira (08.11) para abençoar e agradecer o local das refeições e darem as boas-vindas em seus dialetos aos 16 líderes estrangeiros, que atravessaram a fronteira pela primeira vez, para conhecer e trocar experiências com 48 etnias brasileiras.
Durante o encontro, eles falaram da não-aceitação das diferenças pelo mundo globalizado, fator que impede o desenvolvimento. Mas o representante do Canadá, Dano Thorne, contestou tal argumento, ao dizer que estava impressionado com a capacidade de as pessoas respeitarem os idosos, os índios, e as crianças, em Cuiabá. “Estou ansioso para assistir ao que acontecerá nesses nove dias de jogos. Sei que por meio do esporte e da cultura a gente faz a conexão com os nossos ancestrais”, afirmou.
Para o organizador dos Jogos Indígenas, Marcos Terena, o contato entre índios e brancos e muito importante, pois o respeito somente acontece quando as pessoas se conhecem. “Esse encontro será para Cuiabá, para o Brasil, e para o mundo o momento para conhecer a nossa diversidade cultural. “Em 2015, com a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, o povo vai conhecer e conviver com essas diferenças em menor grau. Trabalharemos para extingui-las ressaltou Terena.
Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no FacebookCleide Passos