Ministério do Esporte Estádio Pituaçu, em Salvador, recebe certificado por uso de energia limpa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Estádio Pituaçu, em Salvador, recebe certificado por uso de energia limpa

Provável Campo Oficial de Treinamento (COT) da Copa do Mundo de 2014, o estádio de Pituaçu, em Salvador, recebeu o “Selo Solar”, entregue pelo Instituto para o Desenvolvimento da Energia Alternativa na América Latina (Ideal), nesta terça-feira (19.11), ao governo da Bahia. A certificação reconhece o projeto implantado no local que usa um moderno sistema de aproveitamento da energia do sol.

O estádio conta com um sistema fotovoltaico de 400 kWp de potência na cobertura e nos estacionamentos. O sistema foi custeado pela Coelba, com contrapartida do governo do estado e participação do Fundo Nacional de Eficiência Energética, gerido pela Aneel. O investimento total foi de R$ 5,5 milhões.

O governo do estado informa que os painéis solares proporcionaram, entre abril de 2012 e setembro de 2013, uma economia global da ordem de R$ 222 mil. O excedente do que é produzido no estádio é lançado na rede de distribuição da Coelba. O valor do que é aproveitado é abatido da conta de energia das sedes das Secretarias do Trabalho (Setre) e da Administração (Saeb), que ficam no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A cerimônia teve a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, do presidente do Intituto Ideal, Mauro Passos, e do superintendente de Desportos da Bahia, Raimundo Nonato Bobô. De acordo com Vasconcelos, “além de um reconhecimento, o selo é um incentivo para que outras iniciativas como essa sejam adotadas”, disse.

O presidente do Instituto Ideal destacou que o selo é uma forma de estimular e divulgar a utilização de energias limpas, principalmente a energia solar. “Essa é a única forma de energia que pode ser gerada e consumida no mesmo lugar, isso é uma coisa revolucionária, porque não há necessidade de linha de transmissão, problemas de queda de tensão e uma série de questões. É a energia do futuro e a Bahia sai na frente de forma pioneira”.

Fonte: Secom-BA
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla