Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ministério do Esporte capacita gestores para democratizar o esporte e o lazer no Brasil
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 28 Novembro 2013 17:26
O Ministério do Esporte ganhou um importante aliado para qualificar ainda mais o acesso ao esporte e ao lazer no país. A ajuda vem de 140 gestores de 17 estados - representantes de entidades, núcleos e agentes sociais – administradores do processo de estruturação, implantação e atendimento de mais de 250 mil beneficiados do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). Reunidos no Hotel Nacional de Brasília, eles receberam durante a abertura da 1ª Capacitação Gerencial, nesta quinta-feira (28.11), as boas-vindas do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, que fez um alerta sobre a missão: “são vocês que vão conseguir materializar essa política pública”, disse.
A Secretaria de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) trabalha para executar no Pelc cerca de R$ 80 milhões referentes ao orçamento da pasta em 2013. Conforme o secretário, para que haja melhor entendimento sobre a importância do esporte social e da luta por uma política pública de qualidade, no caso entre convenente e conveniados, é necessário que os envolvidos estejam capacitados e preparados para desenvolvê-la.
Nesta quinta, a capacitação é voltada para os coordenadores técnicos dos convênios e dos termos de cooperação do programa. Amanhã, último dia de evento, será destinada aos interlocutores do Siconv, o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal.
A ideia é adequar os conteúdos à realidade de cada cidade por meio de diálogo franco, próximo e aberto. “Gostaria que vocês aproveitassem esses dois dias para extrair o máximo dos conteúdos propostos para a realidade mais próxima dos municípios. Quanto mais próxima nossa parceria, mais tranquilos serão os 18 meses de execução”, afirmou Cappelli.
Para o secretário, a iniciativa da capacitação gerencial, seguida da proposta real de ampliação do Pelc, é de fundamental importância. “Além de qualificá-lo, promove a intervenção do programa no rol de desafios do país que vai sediar a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, e que está sediando quase todos os eventos mundiais de modalidades esportivas”, ressaltou.
Outra questão central apontada por Ricardo Cappelli é o fato de o esporte e o lazer serem dois benefícios presentes na agenda do Brasil, garantindo à sociedade brasileira outro patamar de desenvolvimento e de acesso a oportunidades. “Com a chegada dos megaeventos esportivos, 30 milhões de brasileiros serão beneficiados com a infraestrutura que as cidades recebem”, enfatizou.
Participaram da solenidade a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Andrea Ewerton, as coordenadoras-gerais Ana Elenara Pintos (de Estudos de Esporte e Lazer) e Maria Suzana Góes (de Acompanhamento e Avaliação Operacional), além do professorHélderFerreira Isayama, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Carla Belizária
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook