Ministério do Esporte Gymnasiade 2013 é oficialmente aberta em Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Gymnasiade 2013 é oficialmente aberta em Brasília

Foto: Glauber QueirozFoto: Glauber Queiroz

Delegações de 35 países e do Brasil, e alunos de 46 escolas públicas, nove particulares e 11 centros olímpicos assistiram ao espetáculo cultural de abertura oficial dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013, na tarde desta quinta-feira (28.11), no Ginásio Nilson Nelson. Os ritmos brasileiros da capoeira, do frevo, da quadrilha e da ginástica acrobática encantaram os visitantes estrangeiros que eram convidados pela música a conhecer e admirar a cultura brasileira.  

Autoridades do mundo esportivo, como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, sigla em inglês), Andrea Delpin, e o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, prestigiaram as apresentações culturais com 300 artistas da cidade. Foto: Glauber QueirozFoto: Glauber Queiroz

Ao declarar oficialmente a abertura dos Jogos Mundiais Escolares, em Brasília, o presidente da CBDE, Antônio Hora, ressaltou a importância do Ministério do Esporte no processo que viabilizou a realização da Gymnasiade 2013 no Brasil. “O fato de tirarmos essa competição da Ásia e da Europa e trazê-la para o Brasil foi uma grande conquista para o país. O que temos de fazer agora é descentralizar o esporte escolar. Temos consciência de que precisamos melhorar, mas já evoluímos muito. Vamos fazer do Brasil uma grande potência esportiva”, afirmou.

“Essa é a competição mais importante do ISF. Aqui, o fator educativo deve ser prioridade. É um evento muito bom, mas é melhor ainda que estejamos no Brasil. A Gymnasiade combina o esporte com a hospitalidade, a alegria e a irmandade deste país”, disse Andrea Delpin.

A ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Leila Gomes acendeu simbolicamente a tocha dos jogos e deu a volta ao redor do ginásio. Mas o momento mais alegre da festa foi quando uma banda de samba, e finalmente, o cantor sertanejo universitário, Michel Teló, subiram ao palco, tirando os jovens atletas das arquibancadas. Foi um momento de muita integração entre todos os convidados da festa.

Investimento

Com o patrocínio do Ministério do Esporte, que repassou R$ 6.515.798,13 à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), o governo federal assegurou a realização da Gymnasiade no Brasil. “A transferência do recurso para a execução da Gymnasiade foi feita por meio do convêniocelebrado via Siconv, pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social”, explica o secretário Ricardo Cappelli. O plano de trabalho do convênio apresentou três ações: Jogos Mundiais Escolares, com recursos para hospedagem, alimentação, aclimatação das delegações, transporte nacional de árbitros e dirigentes, contratação de pessoal para organização e arbitragem, locação de instalações, equipamentos e premiações; Apoio à Delegação Brasileira,paradespesas com transporte aéreo nacional, uniformes, etc; e a Reunião do ISF,cuja verba foi destinada ahospedagem, alimentação, locação de equipamentos e sonorização, tradução simultânea, entre outros.

 

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla