Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Voluntariado é tema na maior feira de responsabilidade social do país
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 29 Novembro 2013 19:32
Em sua 5a edição, a ONG Brasil apoia expositores e visitantes a apresentarem novidades sobre projetos, desenvolvimento e realização de congressos de capacitação. Para ajudar na realização do evento, a Feira conta com o apoio de voluntários. Lara Siqueira é a responsável por organizar as oficinas culturais. “Esta é a segunda vez que sou voluntária na ONG Brasil e é muito gratificante. Este é um evento de responsabilidade social e uma grande oportunidade”, diz Lara. Para ela, responsabilidade e comprometimento devem ser as principais características de quem quer seguir o caminho do voluntariado.
Um dos objetivos da Feira é fomentar este tipo de atuação para quem passar pelos estandes. “A ONG Brasil também tem como foco dar a oportunidade às diversas organizações presentes de se apresentarem aos voluntários em potencial, aquelas pessoas que vêm conhecer e querem ajudar”, explica o diretor-geral da UBM Brazil, Joris Van Wijk, anfitrião do evento.
Um dos projetos apresentados aos visitantes, e também aos expositores, foi o Brasil Voluntário, o programa de voluntariado do Governo Federal para a Copa das Confederações e Copa do Mundo da FIFA 2014. Na Roda de Debates no estande do Governo Federal, o programa foi apresentado como um projeto que busca o engajamento social para a realização de megaeventos esportivos no Brasil. “Os voluntários são muito importantes para fazer a Copa do Mundo, mas são muito mais importantes para engajar a comunidade a participar. Se eles participam, este evento não é mais dos organizadores, é do Brasil”, afirmou Joris.
A voluntária da Organização Mãos que Ajudam, Alessandra Myrrha, participou do Brasil Voluntário em Belo Horizonte durante a Copa das Confederações da FIFA 2013. “A experiência foi boa. Pude perceber que o brasileiro tem um bom coração e está pronto para ajudar. Eu faço este trabalho pela Mãos que Ajudam há pelo menos 20 anos e nunca me canso. Aprendi que é muito mais importante dar do que receber”, diz Alessandra que atende, voluntariamente, no estande da organização.
Governo Federal
A Feira ONG Brasil continua no sábado (30.11) com extensa agenda de exposição e palestras. O Governo Federal apresenta o Seminário Democracia, Participação Social e Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, das 10h às 16h. O workshop irá discutir os caminhos possíveis para a sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil. No estande, a Roda de Conversa e o Tira-dúvidas continuam.
Leonardo Dalla
Brasil Voluntário
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook