Ministério do Esporte Música, dança e craques do passado farão parte do show do sorteio final da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Música, dança e craques do passado farão parte do show do sorteio final da Copa

Foto: Danilo BorgesFoto: Danilo BorgesO sorteio final da Copa do Mundo de 2014, na próxima sexta-feira (06.12), não será feito apenas de potes e bolinhas com nomes de países e letras de grupos. Atrações artísticas e uma seleção de craques do passado ajudarão a tornar o evento mais atraente, como ocorre desde o Mundial de 1990, na Itália. Os cantores Emicida, Margareth Menezes, Alexandre Pires, Alcione, Vanessa da Mata, além do grupo Olodum e da companhia de dança Deborah Colker se apresentarão no palco montado na Costa do Sauipe, na Bahia.

O diretor do sorteio, Luiz Gleiser, explicou que no início do evento haverá a apresentação de um vídeo com o tema que é o slogan da Copa, “Juntos num só ritmo”. A primeira atração artística será o show com Alcione e o rapper Emicida, que cantarão a música “Brasil Pandeiro”. Vanessa da Mata e Alexandre Pires subirão ao palco para cantar “Um a zero”, de Pixinguinha. Depois será a vez da companhia de dança Débora Colker com o show “Um jogo de Bola” e, por fim, Margareth Menezes e Olodum encerrarão a festa com a música “We are Carnival”.

“Eu me sinto muito honrada. Estamos recebendo este evento que é a Copa, especialmente aqui na Bahia, e participar disso é uma grande honra. A festa está sendo preparada com muito amor, a Bahia recebe todo mundo com muito amor”, celebrou a baiana Margareth Menezes.

Ensaios
Os artistas começarão os ensaios nesta terça-feira (03.12), o que para Luiz Gleiser é tempo suficiente para que tudo saia como planejado. “A gente tem o prazer de ensaiar aqui, como não se costuma fazer no Brasil. É uma maneira diferente de fazer televisão. O sorteio tem que ser muito preciso, não pode ter erro. Na verdade, a televisão ao vivo é quase uma auditoria da lisura dos procedimentos. Por conta disso, a gente ensaia exaustivamente, inclusive os números musicais".

Cinco pilares
Após seis meses de trabalho, o Comitê Organizador Local (COL), a FIFA e a TV Globo definiram a concepção artística do evento que decidirá o caminho das 32 seleções no Mundial. Luiz Gleiser explicou que o projeto se baseou nos cinco eixos da Copa do Mundo. “Nós trabalhamos em cima do pentágono delimitado pelas cinco diretrizes balizadoras da Copa, que foram desenvolvidos pelo COL e pela FIFA. A partir daí, nós buscamos localizar o que eram estes eixos, sem haver repetição de outros ensejos que nós fizemos antes, como o sorteio preliminar, o sorteio da Copa das Confederações, para conseguir criar esse evento”.

De acordo com a FIFA, os cinco pilares que simbolizam o Brasil são: sociedade coesa, poder da inovação, natureza exuberante, futebol vibrante e terra da alegria. “Todos juntos num só ritmo, que é o primeiro vídeo, lindo, que tivemos total liberdade poética de criação, é exatamente o que fala da sociedade coesa e da terra da alegria, dois dos eixos. Então, a coisa é feita de maneira que os vídeos ou as canções representem isso. A entrada do Fuleco é a natureza exuberante. Em diferentes momentos do espetáculo a gente vai abordando indiretamente, sem colocar etiqueta em nada, essas diretrizes”, explica Gleiser.

Seleção de craques
Para celebrar o início da 20ª edição da Copa do Mundo, a FIFA escolheu oito assistentes, que ajudarão o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, no sorteio. Serão ex-jogadores que representarão todos os campeões mundiais da história. Cafu (Brasil), Hierro (Espanha), Zidane (França), Cannavaro (Itália), Mathaeus (Alemanha), Ghiggia (Uruguai), Hurst (Inglaterra), Kempes (Argentina).

O chefe do departamento da FIFA Films, David Ausseil, explicou a escolha de alguns nomes deste time de craques e prometeu que o “Rei do Futebol” participará da festa. “O Pelé não será parte do público, ele irá subir no palco, mas vou deixar até sexta para que vocês se surpreendam. Discutimos quem se encaixava como personalidade. O Cafu disputou três finais de Copas seguidas, o Mathaeus tem o recorde de partidas em Copas. Eles se destacam como embaixadores naturais de seus países e as pessoas querem vê-los”, concluiu.

Gabriel Fialho - Portal da Copa, da Costa do Sauípe (BA)
Foto: Danilo Borges
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla