Ministério do Esporte Grandes momentos de 2013: Etiene Medeiros faz história na natação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Grandes momentos de 2013: Etiene Medeiros faz história na natação

Em 2013, Etiene Medeiros entrou para a história da natação feminina brasileira. O quarto lugar nos 50m costas, no Mundial de Barcelona, disputado entre julho e agosto, foi o melhor já conquistado por uma nadadora brasileira. Com o tempo de 27s83, ela ficou a apenas 30 centésimos de um feito ainda maior: tornar-se a primeira mulher do Brasil a subir ao pódio do Mundial de natação.

Embora a medalha não tenha saído, Etiene não escondeu a satisfação com o resultado histórico. Os 50m costas não fazem parte dos Jogos Olímpicos, mas segundo ela, o resultado vale como incentivo para melhorar o tempo nos 100m costas, prova que é disputada nos Jogos e foco da atleta para 2016.

“Fiquei muito feliz, mesmo sem ganhar medalha, porque estava entre as melhores do mundo. Mesmo não sendo uma prova olímpica, faz parte do Mundial, que é muito importante. E também vale como motivação para seguir atrás de algo a mais”, declarou a nadadora de apenas 22 anos, que recentemente trocou o Rio de Janeiro para treinar em São Paulo, no Sesi, com o técnico Fernando Vanzela, coordenador da natação feminina da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Aos 22 anos, Etiene Medeiros conquistou o inédito 4º lugar nos 50m costas no Mundial de Barcelona (Fotos: Satiro Sodré)Aos 22 anos, Etiene Medeiros conquistou o inédito 4º lugar nos 50m costas no Mundial de Barcelona (Fotos: Satiro Sodré)

A brasileira também disputou os 100m costas em Barcelona. Com índice para a prova pela primeira vez na carreira, ela ficou em 21º lugar entre 50 nadadoras na fase eliminatória, com o tempo de 1min01s75, mas não conseguiu chegar às semifinais. “Consegui índice para o Mundial no Troféu Maria Lenk, no fim de abril, o que já foi um grande momento. Foi a primeira vez que consegui desde que estou indo aos Mundiais, em 2009. Mas para mim sempre foi mais natural dar resultado nos 50m e por isso podia até esperar ir bem, mas agora estamos focando nos 100m.”

Depois da experiência em Barcelona, Etiene já traçou na cabeça as metas para os próximos anos nos 100m: completar a prova abaixo de 1min00s00. “Quero acabar com os zeros e dar continuidade aos treinos e competições para, em 2015, tentar o índice olímpico”, projetou ela, que tem mais uma competição este ano: o Brasileiro Sênior, em Porto Alegre, de 18 a 21 de dezembro.

 

Denise Mirás
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla