Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jogos Sul-Americanos 2018 serão realizados na cidade de Cochabamba, na Bolívia
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 16 Dezembro 2013 13:40
Cochabamba, na Bolívia, foi eleita por aclamação como sede dos Jogos Sul-Americanos de 2018. O anúncio foi feito no último sábado (14.12), durante a Assembleia Geral da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur). A realização dos Jogos Sul-Americanos recebeu o apoio do presidente da Bolívia, Evo Morales, que veio ao Rio de Janeiro, especialmente para se reunir com o presidente da Odesur, Carlos Arthur Nuzman, e ratificar o apoio de seu governo à candidatura. A capital de Lima, no Peru, outra concorrente aos jogos retirou a candidatura, na sexta-feira (13.12), antes da assembleia.
“Primeiramente, quero agradecer aos dirigentes da Odesur, mas também aos dirigentes do Peru e ao povo peruano por entenderem a importância de os Jogos voltarem à Bolívia. Temos que trabalhar a partir deste momento. É uma tarefa conjunta de todos os bolivianos. Vamos fazer uma grande mobilização, como sempre fizemos quando há eventos internacionais, para passar uma boa imagem da Bolívia e de Cochabamba nos Jogos de 2018”, afirmou Evo Morales.
O presidente da Odesur, Carlos Arthur Nuzman, destacou o empenho do presidente boliviano. “Estamos muito felizes com a determinação do governo boliviano em realizar o evento. A vinda do presidente Evo Morales ao Rio de Janeiro demonstra esse compromisso e ratifica a importância crescente dos Jogos para a América do Sul, que a cada dia ganha mais importância no cenário mundial. Os Jogos Olímpicos de 2016 serão no Rio de Janeiro; os Jogos Olímpicos da Juventude 2018, em Buenos Aires; os Jogos Pan-Americanos 2019, em Lima; a Universíade 2019, em Brasília, e ainda teremos a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, no próximo ano”, frisou Nuzman.
Ele ressaltou ainda a importância histórica que os Jogos Sul-Americanos de 2018 ganharam. “É um prazer muito grande para a Odesur levar os Jogos Sul-Americanos para Cochabamba. Estes jogos foram criados na Bolívia, então voltar com a competição ao seu país de origem é um momento de grande relevância para o esporte, para a juventude da Bolívia e, mais do que isso, para todo o país perante o nosso continente”, explicou Nuzman.
Evo Morales chegou ao Rio de Janeiro no início da noite de sexta-feira, (13.12) e veio acompanhado do Ministro da Presidência Juan Ramón Quintana Taborga; do governador de Cochabamba, Edmundo Novillo; do prefeito local, Edwin Castellanos; e do presidente do Comitê Olímpico Boliviano, Alvaro Guzmán Bowles. Porém, no final da noite de sexta retornou à Bolívia. Os demais membros da comitiva permaneceram no Rio para defender a candidatura perante à Assembleia da Odesur, que elegeu Cochabamba.
A Assembleia Geral da Odesur também assistiu à apresentação do Comitê Organizador dos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, que já garantiu a classificação de dez esportes para os Jogos Pan-Americanos, em Toronto 2015: karatê, rúgbi, lutas, boliche, hipismo (saltos e adestramento), hóquei sobre grama, handebol, pentatlo moderno, ciclismo e triatlo. Santiago 2014 ainda aguarda a confirmação do esqui aquático como classificatório também para Toronto. Já os organizadores dos Jogos Sul-Americanos de Vargas, na Venezuela, confirmaram que o evento será realizado entre 14 e 24 de maio do próximo ano.
Com informações do COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook