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Sobre a reportagem publicada pelo O Estado S. Paulo nesta segunda-feira, o Ministério do Esporte e o COL esclarecem:

- Os custos dos novos estádios do Brasil são absolutamente compatíveis com as arenas que são construídas pelo mundo.

- As arenas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 não fazem parte do estudo da KPMG citado pelo jornal O Estado de S.Paulo. O repórter utiliza diversos dados, com datas e fontes distintas, para dar interpretação pessoal aos números. O estudo da KPMG citado na matéria é de 2011, sendo que a consultoria já disponibilizou estudo semelhante datado de outubro de 2013 e que também não inclui as arenas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

- Se o estudo de 2013, da própria KPMG, fosse levado em conta, seguindo a metodologia adotada pelo O Estado de S.Paulo, quatro estádios estariam na lista publicada pelo jornal e não dez, como informado pelo veículo.

- Os custos dos estádios no Brasil estão dentro e, muitas vezes, até abaixo da média mundial. Na França, os quatro estádios construídos para a Eurocopa2016 consumirão 1,093 bilhão de euros (R$ 3,4 bilhões), segundo dados da UEFA, média de R$ 850 milhões por arena (ante R$ 667 milhões de média por estádio no Brasil). O estádio de Stade dês Lumières, em Lyon, terá custo de 6.568 euros (R$ 21.214) por assento. O Grand Stade Lille terá cada assento por um valor de 6.467,06 euros (R$ 20.888). Cada assento do New Stadium de Bordeaux terá valor de 4.380,95 euros (R$ 14.150), enquanto o Stade de Nice custará 5.828,57 euros por cadeira (R$ 18.826). Já de acordo com dados da ONG Play The Game, o estádio Saporo Dome, no Japão, teve custo de R$ 23.850 por assento.

- Os estádios construídos e reformados para a Copa do Mundo têm o conceito de arenas multiuso, com espaços para shows, restaurantes, centros de convenção, feiras e exposições. Portanto, além do futebol, que é o esporte de preferência do Brasil, esses espaços terão várias outras fontes de recursos e possibilidades de utilização. Além disso, arenas mais seguras, confortáveis e com melhores serviços tendem a atrair novas oportunidades de negócios e patrocinadores, que podem, inclusive, contribuir com a profissionalização e impulsionar ainda mais o futebol brasileiro.

- Vale esclarecer ainda que o Balanço da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 é divulgado pelo Ministério do Esporte e não pelo Comitê Organizador Local (COL), conforme publicado erroneamente pelo jornal.

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