Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nota do ministro Aldo Rebelo em homenagem à Seleção Brasileira feminina pelo título mundial de handebol
- Detalhes
- Publicado em Domingo, 22 Dezembro 2013 17:22
A Seleção Brasileira feminina de handebol emocionou o país inteiro neste domingo com a épica conquista do título do Campeonato Mundial, disputado na Sérvia. Jogando diante das donas da casa, nossas atletas esbanjaram técnica e garra para levantar o troféu inédito, com uma campanha invicta. O Brasil já havia feito história ao garantir um lugar no pódio do Mundial, conquista nunca antes atingida pelo handebol brasileiro. Mas a equipe foi além e mostrou que a evolução iniciada em 2011, com o quinto lugar no Campeonato Mundial disputado em São Paulo, teve o coroamento merecido. Para completar, a armadora Duda Amorim recebeu o prêmio de melhor jogadora e a goleira Babi foi escalada para a seleção do torneio.
A evolução do handebol brasileiro tem participação fundamental do governo federal. Desde 2011, por meio de convênios do Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Handebol e de patrocínios do Banco do Brasil e dos Correios, vêm sendo investidos R$ 21,8 milhões nas seleções feminina e masculina. Desse total, R$ 5,4 milhões se destinaram especificamente à preparação da equipe feminina para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 – em que a equipe atingiu as quartas de final – e Rio 2016, o que inclui os treinamentos para o Mundial. A Seleção masculina também apresenta crescimento significativo: no Mundial de 2013, disputado na Espanha, em janeiro, evoluiu do 21º lugar no campeonato anterior para o 12º nesta edição.
Além disso, há recursos do Ministério do Esporte direcionados à organização do Mundial de São Paulo em 2011, ao Encontro Nacional de Professores de Handebol de Instituições de Ensino Superior, à estruturação do Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol no Sesi de Blumenau (SC), ao Campeonato Nacional de Handebol Escolar e à construção do Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro em São Bernardo do Campo (SP). O programa Bolsa-Atleta ainda contempla 328 jogadores e jogadoras de handebol, muitos deles nas categorias de base.
A modalidade tem correspondido plenamente ao apoio recebido. A conquista de hoje orgulha a todos nós, brasileiros. Deixo aqui registrada minha admiração e homenagem às jogadoras campeãs mundiais, ao treinador Morten Soubak e sua comissão técnica e à Confederação Brasileira de Handebol.
Aldo Rebelo
Ministro do Esporte