Ministério do Esporte Ministério distribui a escolas públicas livros com crônicas esportivas de Nelson Rodrigues
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério distribui a escolas públicas livros com crônicas esportivas de Nelson Rodrigues

O Ministério do Esporte começou a enviar para 21.821 escolas públicas de todo os estados e do Distrito Federal, o livro “A Pátria de Chuteiras”, de Nelson Rodrigues. O montante engloba um universo de 17.877.590 alunos.
 
A publicação é uma coletânea de 40 crônicas escritas pelo autor entre as décadas de 1950 e 1970. Elas foram selecionadas pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em um trabalho de pesquisa de mais de um ano, revelando que o futebol foi a metáfora utilizada pelo escritor para apresentação e divulgação de um Brasil eficiente e vitorioso.
 
A iniciativa, patrocinada pelo BNDES, foi motivada pelo momento que o país vive. "A ideia surgiu no ministério por causa dos grandes eventos esportivos e por causa da expressão que Nelson Rodrigues deu ao futebol. A publicação dessa obra é uma homenagem a esse esporte", explica Aldo Rebelo. “Além disso, disponibilizar esse livro nas bibliotecas de mais de 21 mil escolas públicas de todo o Brasil é uma forma de incentivar a leitura e valorizar a cultura brasileira”, completa o ministro.
 
Para o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, a publicação resgata a autoestima do brasileiro por meio do esporte que faz parte da identidade nacional. “Essa homenagem ao nosso futebol pelas mãos de Nelson Rodrigues acontece em um momento propício, principalmente quando se considera esse esporte um tradicional congregador do país”, avalia o secretário.
 
 
Nota: O site do ministério publica dois textos por semana, aos domingos e às quintas-feiras.
 
 
Leandro Galvão
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla