Ministério do Esporte Curitiba é confirmada como sede da Copa do Mundo da FIFA 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Curitiba é confirmada como sede da Copa do Mundo da FIFA 2014

Luis Fernandes, Valcke e Trade na coletiva em Florianópolis que garantiu Curitiba como cidade-sede (Foto: Danilo Borges)Luis Fernandes, Valcke e Trade na coletiva em Florianópolis que garantiu Curitiba como cidade-sede (Foto: Danilo Borges)Após reunião emergencial realizada no dia 21 de janeiro de 2014, o comitê especial instaurado pelo Ministério do Esporte e formado por representantes do Atlético Paranaense, do estado do Paraná e da cidade de Curitiba conseguiu desenvolver, nas últimas semanas, um plano de recuperação abrangente que incluiu a solução dos desafios financeiros que vinham sendo enfrentados. Por meio dessa abordagem coletiva, o comitê conseguiu executar a implementação imediata de ações que irão impulsionar o progresso necessário nas obras na Arena da Baixada.

Com base nas garantias financeiras agora oferecidas pelas autoridades locais e pelo Atlético Paranaense para as obras do estádio, incluindo as estruturas complementares, e na última avaliação de peritos do Comitê Organizador Local (COL), FIFA e governo federal, Curitiba foi reconfirmada hoje como uma das sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014.

"É fundamental que as obras sejam mantidas nos níveis exigidos e que seja dada continuidade ao esforço conjunto de todas as partes envolvidas em Curitiba", destacou o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke. "Trata-se de uma corrida contra um prazo bastante curto e que exigirá monitoramento constante, mas estamos contando com o compromisso firmado pelo Atlético Paranaense, pela cidade de Curitiba e pelo estado do Paraná."

Com isso, as obras na Arena da Baixada serão intensificadas e contarão com um mínimo de 1.500 operários, tudo para que a conclusão possa ser dada como certa em meados de maio.

"Estamos muito satisfeitos que o plano de três medidas acordado entre as partes esteja funcionando e que todos os envolvidos em Curitiba estejam trabalhando juntos num só ritmo e no rumo certo", declarou Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo (GECOPA). "É excelente ver o progresso significativo que foi feito desde a nossa última visita. Esta é uma cidade que vive e respira o futebol", acrescentou.

"Ainda há muito a ser feito, mas sempre estivemos confiantes de que Curitiba estaria pronta", apontou Ricardo Trade, CEO do COL. "As medidas necessárias para que o estádio seja concluído em tempo para os testes foram implementadas, mas o monitoramento de perto é essencial já que não temos tempo a perder. Logo chegará o momento de pensar adiante, planejar os eventos-teste e finalizar os detalhes operacionais para a competição", concluiu.

Curitiba confirmou ainda que a licitação para as estruturas complementares foi lançada nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro de 2014, o que é outro marco importante para a realização de uma Copa do Mundo da FIFA bem sucedida na cidade.

Quatro jogos da primeira fase
A Arena da Baixada receberá quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase. Os torcedores terão no dia 16 de junho (segunda-feira), às 16h, a primeira partida no local, entre Irã x Nigéria.  O jogo é válido pelo Grupo F do torneio, que também reúne Argentina e Bósnia-Herzegovina. A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho (quinta-feira), às 17h, válido pelo Grupo H.

Além dos jogos na Arena da Baixada, os turistas poderão ver em Curitiba um dos maiores índices de qualidade de vida do país, um sistema inovador de transporte público e uma preocupação com a sustentabilidade.

Confira no Portal da Copa a reportagem completa sobre a confirmação do estádio paranaense

Ouça a notícia:

 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

Fonte: FIFA
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla