Ministério do Esporte Programa Atleta na Escola trabalha para chegar a 40 mil escolas brasileiras
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Programa Atleta na Escola trabalha para chegar a 40 mil escolas brasileiras

Criado em 2013 para incentivar a prática esportiva nas escolas, difundir valores olímpicos e paraolímpicos e identificar novos talentos, o Programa Atleta na Escola - ação conjunta do Ministério do Esporte e Ministério da Educação – será ampliado este ano em número de escolas, atletas escolares e modalidades esportivas, tendo como principal meta atingir 40 mil escolas brasileiras.

A grande novidade do programa no momento é a inclusão do esporte paraolímpico, ou seja, a entrada das modalidades de atletismo, bocha, golbol, judô, natação, tênis de mesa em cadeira de rodas, voleibol sentado para os gêneros, masculino e feminino. As modalidades de futebol de 5 (DV), e futebol de 7 (PC), também entraram exclusivamente para o gênero masculino. Todas essas modalidades esportivas fazem parte da Paraolimpíada Escolar. Na categoria olímpica, a modalidade de atletismo foi ampliada com a entrada no programa do arremesso de peso, e o voleibol e judô passaram a fazer parte do programa.

“Este ano a ideia é envolver o maior número possível de escolas e consequentemente de atletas escolares, e buscar a sincronicidade entre o calendário das fases escolar, municipal/regional, estadual e nacional dos Jogos Escolares, pois dessa forma, além de envolver grande número de participantes haverá a possibilidade de os melhores atletas participarem das fases posteriores, ampliando a base e dando a oportunidade para os melhores atletas escolares aparecerem na fase nacional”, afirmou André Arantes.

“Tenho certeza que essa ação de fortalecimento do esporte paraolímpico nas competições escolares vai gerar frutos e ampliar o número de participantes no para desporto, além de ajudar a promover talentos esportivos nesse segmento”, afirmou o coordenador do Atleta na Escola, no Ministério do Esporte, André Arantes.

O Atleta na Escola também tem como objetivo servir de base para o Brasil Medalhas 2016, plano continuado com a finalidade de estabelecer uma nova base de atletas para os próximos ciclos olímpicos 2020 e 2024. Com o Atleta na Escola, o Ministério da Educação destinará recursos para a realização de competições pelas unidades de ensino dos estados e Distrito Federal. O repasse cabe ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Na última quinta-feira (20.02), representantes de confederações esportivas nacionais, e integrantes dos ministérios envolvidos participaram de uma reunião, que discutiu o programa Mais Educação como base para o Atleta na Escola. O encontro serviu ainda para oferecer conteúdo de treinamento presencial e a distância e poderá ser usado como treinamento dos professores. O representante do Ministério da Educação, Renausto Amanajás, destacou a importância da integração de todos os envolvidos no programa Atleta na Escola.

Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla