Ministério do Esporte Judô brasileiro está escalado para os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Judô brasileiro está escalado para os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014

O judô brasileiro vai para a disputa dos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 com uma equipe que mescla juventude e experiência. Duas das maiores estrelas da delegação brasileira nos Jogos serão Ketleyn Quadros, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e David Moura, número cinco do mundo entre os pesados. Entre os novatos estão Gustavo Assis e Renata Januário que fazem sua primeira competição defendendo a seleção brasileira principal e Jéssica Pereira, vice-campeã mundial júnior no ano passado, que espera melhorar seu desempenho na sua segunda competição com a seleção principal.

“Estou me preparando para ir com tudo para os Jogos Sul-Americanos. Quero lutar melhor do que no Grand Slam de Paris, que estava muito forte. Espero ganhar uma medalha, pois estou treinando muito pra isso acontecer!”, disse Jéssica Pereira.

(Foto: Divulgação/CBJ)(Foto: Divulgação/CBJ)

Quem já tem experiência na competição é Ketleyn Quadros. Ela foi a porta-bandeira do Brasil na última edição dos Jogos Sul-Americanos, em Medelín, na Colômbia, quando conquistou o ouro na categoria leve. Depois de duas competições fortes na Europa, o Aberto Europeu de Roma quando ficou em quinto e o Grand Prix de Dusseldorf onde faturou o bronze, Ketleyn Quadros está confiante em mais uma boa participação no mais importante torneio poliesportivo da América do Sul.

“Eu estou me sentindo muito bem, confiante e motivada. As minhas expectativas para os Jogos são as melhores possíveis”, disse Ketleyn, primeira brasileira a ganhar medalha em esportes individuais em Olimpíadas e atual número seis do mundo.

Já David Moura tem uma motivação familiar para dar sequência à boa fase que está vivendo em 2014. O pai dele, Fenelon Oscar Muller, atleta da seleção brasileira entre 1974 e 1978, foi campeão sul-americano em 1975, mesmo ano que faturou o bronze no Pan-americano da Cidade do México.

“É a primeira vez que vou lutar um torneio sul-americano. Espero aproveitar essa chance de conquistar um título que eu ainda não tenho”, disse David, prata no Grand Slam de Paris, um dos torneios mais tradicionais do calendário mundial.

A campeã olímpica Sarah Menezes estava convocada para a competição mas se lesionou durante os treinos desta semana e não poderá lutar. A jovem Gabriela Chibana será a sua substituta.

Os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 marcam a décima edição do evento poliesportivo mais importante do continente, que teve sua primeira edição, justamente, na capital chilena em 1986. O Brasil participou de todas as edições do evento. Na edição deste ano, serão 13 países em ação, além do Brasil: Argentina, Aruba, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela participam da competição que acontece a cada quatro anos.

Logo após a participação nos Jogos Sul-Americanos, a seleção brasileira participará dos Abertos Pan-americanos de Montevideo (17 e 18 de março) e Buenos Aires (22 e 23 de março). E entre 12 e 23 de março acontece um Treinamento de Campo Internacional em Saquarema, região dos Lagos do Rio de Janeiro, que contará com a presença das seleções principais e de base do Brasil, além de oito países convidados: França, Rússia, Holanda, Alemanha, Eslovênia, Finlândia, Portugal e Mongólia.

Confira abaixo a lista dos atletas convocados para as três competições:

Jogos Sul-Americanos


Gabriela Chibana (48kg)
Jéssica Pereira (52kg)
Ketleyn Quadros (57kg)
Mariana Silva (63kg)
Bárbara Timo (70kg)
Renata Januário (78kg)
Claudirene Cezar (+78kg)

Breno Alves (60kg)
Vinicius Sakamoto Leal (66kg)
Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg)
Gustavo Assis (81kg)
Eduardo Santos (90kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
David Moura (+100kg)


Abertos Pan-americanos de Montevideo e Buenos Aires

Gabriela Chibana (48kg)
Nathália Brigida (48kg)
Raquel Silva (52kg)
Flávia Gomes (57kg)
Katherine Campos (63kg)
Mariana Silva (63kg)
Samanta Soares (78kg)
Rochele Nunes (+78kg)

Allan Kuwabara (60kg)
Eric Takabatake (60kg)
Luiz Revite (66kg)
Marcelo Contini (73kg)
Eduardo Bettoni (90kg)
Hugo Pessanha (100kg)
Gabriel Santos (+100kg)

Fonte: CBJ
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla