Ministério do Esporte Dois ouros e dois bronzes para o Brasil no vôlei de praia nos Jogos Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Dois ouros e dois bronzes para o Brasil no vôlei de praia nos Jogos Sul-Americanos

Os atletas do vôlei de praia do Brasil encerraram, no início da noite deste sábado (13.03), em Santiago, suas participações nos Jogos Sul-Americanos do Chile. Por força do regulamento, as duplas brasileiras não poderiam avançar à final e, assim, tiverarm que se encontrar nas semifinais. Com isso, o Brasil conquistou o ouro e o bronze tanto no masculino quanto no feminino.

Entre as mulheres, o ouro ficou com a dupla atual campeã do mundo, formada por Talita e Taiana. Elas derrotaram as argentinas Klug e Gallay na final por 2 x 0, com parciais de 21/15 e 21/18. Na disputa do bronze, Duda e Lili venceram as colombianas Andrea Rodriguez e Claudia Rodriguez para completar o pódio.

As duplas medalhistas do Brasil (Foto: Luiz Roberto Magalhães/PortalBrasil2016)As duplas medalhistas do Brasil (Foto: Luiz Roberto Magalhães/PortalBrasil2016)

"Para nós, da América do Sul, esse torneio é o mais próximo que temos das Olimpíadas e isso é muito bacana", comemorou Talita. "Agora temos os Jogos do Rio 2016 e antes disso só teremos o Pan (em 2015, em Toronto). Foi um torneio com um nível de dificuldade menor do que a gente disputa no circuito, mas gostei muito de passar alguns dias com a delegação do Brasil e fique bem feliz por ter conquistado a medalha", continuou Talita.

No masculino, depois de passar por Emanuel e Pedro Solberg na semifinal, Bruno Schmidt e Alison avançaram à decisão para enfrentar os chilenos e primos Marco Grimaldi e Estevan Grimaldi. A partida terminou com triunfo de Bruno e Alison por 2 x 0, com parciais de 21/13 e 21/14. Na disputa do bronze, Emanuel e Pedro venceram os venezuelanos Jackson Henriquez e Jesús Villafañe.

Estreante em Jogos Sul-Americanos, Bruno viveu pela primeira vez a experiência de representar o Brasil ao lado de atletas de tantas modalidades. E, para ele, foi um torneio marcante.

"Já deu para entrar no clima do Rio 2016", resumiu. "Tivemos um jogo duro na semifinal e, na final, também jogamos muito bem. Para mim foi muito bom ter vivido esses dias com a delegação do Brasil. importante para o nosso país e, com isso, foi importante para a gente também. Fiquei muito feliz por ter participado", continuou Bruno.

Lenda chilena na torcida
Os chilenos compareceram em peso para prestigiar as finais do vôlei de praia, disputadas na arena montada no Estadio Parque Peñalolén, emoldurado ao fundo pela belíssima Cordilheira dos Andes.

E quem apareceu para prestigiar foi o ex-tenista chileno Fernando Gonzalez, uma lenda no Chile por ter sido campeão de duplas (ao lado de Nicolas Massú) nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e por ter no currículo mais duas medalhas olímpicas (bronze de simples em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008, quando perdeu para Rafael Nadal a disputa do ouro).

Gonzalez se encontrou rapidamente com Emanuel, também campeão olímpico em Atenas-2004, e, depois, falou sobre a importância dos Jogos em sua vida e sobre as expectativas para o Rio 2016.

"MInhas experiências nas Olimpíadas foram os momentos mais marcantes da minha carreira, sem dúvida alguma", declarou Fernando. "Acho que o fato de o Brasil sediar os Jogos de 2016 é algo muito importante para a América do Sul e também para nos chilenos, que pela primeira vez vamos poder disputar os Jogos na América do Sul. Se tiver a oportunidade, quero muito acompanhar de perto os Jogos Olímpicos do Rio. Se o Chile não me convidar, quem sabe o Brasil não me convida... ", brincou Fernando.

Luiz Roberto Magalhães, Portal Brasil 2016, de Santiago, no Chile
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla