Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Allan do Carmo é ouro e Ana Marcela Cunha bronze na maratona aquática
- Detalhes
- Publicado em Domingo, 16 Março 2014 18:18
Os esportes aquáticos conquistaram mais duas medalhas para o Brasil nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014 neste domingo (16.03). Na prova dos 10km da maratona aquática, realizada na Lagoa Curauma, em Valparaíso, os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha foram ouro e bronze, respectivamente.
No masculino, a prata ficou com o venezuelano Diego vera e o bronze com o equatoriano Santiago Enderica. O brasileiro Diogo Villarinho foi o quarto colocado. Já no feminino, o ouro foi para a chilena Kriste Kobrich, seguida por Cecilia Biagioli. A brasileira Betina Lorischeitter ficou na nona posição.
Vencedor dos Jogos Sul-americanos de 2006, na Argentina, Allan do Carmo volta ao degrau mais alto do pódio na edição chilena da competição, oito anos depois. "Desde o Mundial de Barcelona eu venho numa boa fase. Esse ano eu comecei com todo gás. Ganhei as duas etapas do brasileiro, fui bem na primeira etapa do circuito mundial e agora vem todo o resultado deste trabalho. Consegui vencer aqui, fiz uma prova boa, bem trabalhada. Me senti bem durante toda a prova e da penúltima boia até a chegada, botei na frente e consegui controlar o primeiro pelotão para poder vencer. Gostei muito. Tudo que eu fiz durante a prova foi pensado, do jeito que eu planejei", ressaltou Allan, que no último mundial foi o sétimo colocado nos 10km, e creditou creditou o crescimento em seus resultados ao trabalho conjunto que inclui o técnico Carlos Rogério Arapiraca, o médico José Blando e outros profissionais da equipe multidisciplinar.
A medalha de ouro na competição continental encheu Allan de confiança para os próximos anos. O atleta observou que o Brasil é uma das potências da modalidades e por isso os durante a prova percebeu que os adversários o marcavam durante todo o percurso. "Os Jogos Sul-americanos é a terceira competição mais importante para mim, depois dos Jogos Olímpicos e Pan-americanos. Cada ano vamos tendo resultados. Esse ano eu já começo com um título internacional, que só me traz confiança no trabalho para podermos irmos bem na seletiva para os Jogos Olímpicos, que é o principal objetivo", projetou Allan. Para 2014, o baiano coloca como metas prioritárias o Circuito Mundial e a qualificatória para o Mundial de Kazan, em dezembro.
A prova feminina bastante disputada durante todo o percurso, com as três principais nadadoras revezando-se nas primeiras colocações. No final, a chilena Kristel Kobrich se desgarrou do grupo e venceu a competição. Ana, que foi prata na disputa de 10km do Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, em julho do ano passado, disse que esta foi uma prova diferente.
"Foi uma prova diferente do que a gente está acostumada nas competições internacionais, quando tem 15 ou 20 atletas no primeiro pelotão. Senti um pouco por não ter tanto vácuo. Mas foi uma boa prova e consegui uma medalha. Não foi exatamente da cor que a gente queria, claro, todo atleta quer o ouro, mas foi um bom teste para tanta coisa que ainda vem pela frente. Este ano nosso maior objetivo é a Copa do Mundo, onde eu e a Poliana (Okimoto) estamos disputando as primeiras posições e em dezembro tem a seletiva para Kazan", explicou Ana Marcela.
Na segunda-feira, dia 17, será realizada a prova por equipe de maratonas aquáticas. Esta será a primeira vez que o evento será disputado nos Jogos Sul-Americanos, mas a estreia da seleção na prova foi no Mundial de Barcelona quando ficou com o bronze. O time que competirá no Chile será formado por Allan do Carmo, Diogo Villarinho e Ana Marcela Cunha. Allan esteve na equipe de Barcelona, que foi completada por Samuel de Bona e Poliana Okimoto.