Ministério do Esporte Brasil sobe ao pódio nos 50m costas da classe S9 no primeiro dia do Open Caixa Loterias de natação
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil sobe ao pódio nos 50m costas da classe S9 no primeiro dia do Open Caixa Loterias de natação

Fotos: Divulgação/CPBFotos: Divulgação/CPBNo primeiro dia de competição do Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação, nesta quinta-feira (24.05), em São Paulo, os jovens nadadores brasileiros da classe S9, integrantes da seleção brasileira de jovens, deram mostra de sadia rivalidade nos 50m costas, na piscina do clube Hebraica, na primeira manhã de provas.
 
As provas foram balizadas por tempo e disputadas entre atletas de diversas classes. Victor Alan Nogueira ficou com o primeiro lugar na S9, ao terminar a disputa com o tempo de 33s37. O atleta de 22 anos, que nada desde os 7 anos para tratar uma escoliose provocada pela prótese usada na perna esquerda, garantiu o título em seu primeiro ano na seleção de jovens. “Quero chegar devagar e sempre evoluir nos meus tempos. As medalhas e convocações para a seleção brasileira serão consequências”, disse o mineiro de Patos de Minas, radicado em Uberlândia.
 
A primeira participação dele com a equipe nacional foi nos Jogos Para-Sul-Americanos, em Santiago, no mês de março deste ano, quando faturou três medalhas: ouro nos 100m livre, prata nos 400m livre e no revezamento 4x100m medley. Victor é amputado da perna esquerda em razão de uma meningite, contraída aos três anos de idade.
 
Com a segunda posição ficou Eric dos Santos (34s03), seguido de Alan Jhony Barbosa (36s50). Aos 18 anos, Eric sonha em estar nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. “Quero estar presente e participar da competição. Sou muito novo e ainda tenho muito a evoluir”, ressaltou o garoto, que treina há apenas dois anos.
 
Fã do nadador Daniel Dias, o jovem atleta nadou ao lado do seu ídolo na manhã desta quinta-feira. “O Open é um ambiente maravilhoso. Além de nadar, posso estar lado a lado com pessoas que admiro, como Daniel Dias e Andre Brasil”, concluiu.
 
O resultado dos 50m costas na classe S9 é sintomático. O Brasil passa por um momento de revelação de grandes talentos na natação masculina nesta classe. Além do trio que subiu ao pódio nesta quinta, há competidores como Lucas Mozela, Andrey Garbe, Matheus Silva, Vanilton Filho, Ruiter Gonçalves, entre outros.
 
O técnico chefe da natação brasileira, Leonardo Tomasello, ressalta a qualidade dessa nova geração. “A garotada já está nadando muito próxima dos tempos dos adultos. Em competições que têm um número de vagas reduzidas, um atleta puxará o outro para frente e só temos a ganhar com isso”, afirmou.
 
O Open Caixa Loterias reúne cerca de 400 atletas de 16 países até sábado (26.04), em São Paulo. A participação das seleções brasileiras adulta e de jovens no Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
 
Fonte: CPB 
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla