Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tenente Aveiro treina atletas de seleções brasileiras do levantamento de peso no Rio de Janeiro
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 05 Maio 2014 16:58
Apaixonado pelo esporte, o tenente Aveiro aguarda com expectativa a possibilidade levantada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) de ampliação da sala e até de construção de um ginásio específico, inclusive para receber competições internacionais.
Enquanto isso, conta que trabalhou por dez anos com atletismo, entre 1998 e 2008, antes de ser levado para o levantamento de peso, com exclusividade. “Foi em 2008 que tive contato mais direto com o esporte. Agora, faço parte do grupo de técnicos da CBLP”, explica (os outros são o cubano Luis López, que fica no Pinheiros, e o romeno Dragos Doru Stanica, responsável pelo Centro de Treinamento da CBLP, no Rio de Janeiro).
Principais competições são Pan e Mundial
Para o tenente, Monique de Araújo, da categoria 75 kg, 21 anos, “é o maior talento que o Brasil já viu” no levantamento de peso. Além dela, pela seleção brasileira principal o técnico Aveiro treina Alexsandra de Aguiar Gonçalves, da 58 kg; Wellington Dias Mendes, da 69 kg; e Josué Lucas Ferreira da Silva, da 85 kg. Os quatro fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte: três deles pela categoria internacional e Wellington pela nacional.
Os atletas têm de dois a três treinos técnicos e físicos, por dia, contam com fisioterapeuta, material e, para aqueles que moram no alojamento local, quatro refeições diárias. A sala recebeu equipamentos ZKC, os mesmos da seleção chinesa (uma das top do mundo), em dezembro, e agora o tenente pensa na ampliação da sala, de 100 metros quadrados, para 40 pessoas, para 200 metros quadrados, o que conta com o apoio do contra-almirante Carlos Rodrigues.
Das principais competições do levantamento de peso, o Pan do esporte, entre 26 de maio e 2 de junho, em São Domingos, na República Dominicana, é um dos focos de 2014 – com o principal no Mundial, de 4 a 16 de novembro, em Almaty, no Cazaquistão. No primeiro, Monique, de 21 anos, é candidata a medalha de ouro, segundo o treinador do Cefan, porque vem evoluindo muito e rapidamente, com apenas três anos de treinos. “Ela é uma atleta completa - nasceu para o esporte e trabalha forte. Em 2012 era 54ª no ranking mundial adulto da categoria 75 kg; em 2014, está em 13º”, explica.
Da recreação à formação esportiva
A categoria sub-17 também tem “totais chances” de medalha em seu Pan, agora de 7 a 11 de maio, em Lima, no Peru – também valendo como classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude (em Nanquim, de 16 a 28 de agosto). “Teremos 15 atletas, sete do feminino e oito do masculino. Nove dos 15 treinam no Cefan. As meninas só não ganham medalha se der zebra”, diz o tenente Aveiro, que é o técnico principal da seleção brasileira dessa categoria e destaca Emily Rosa, de 16 anos, melhor brasileira da categoria e a segunda melhor na sub-20. O Mundial será de 20 a 28 de junho em Kazan, na Rússia.
Sobre o Forças no Esporte, segundo o tenente são cerca de 15 mil crianças em todo o Brasil, que desde 2009 participam de atividades esportivas em instalações militares da Aeronáutica, Exército e Marinha – no caso do Cefan, levadas por agentes comunitários ligados à Pastoral do Menor do Rio de Janeiro. “A própria Monique Lima de Araújo saiu do projeto, assim como outro talento, a Aline Faciolla, de 14 anos”, diz Carlos Aveiro, que ressalta o caráter recreativo-social do programa, mas também o foco na busca de crianças com potencial para chegar ao alto rendimento. Emily e Aline também são integrantes do programa Bolsa Atleta, na categoria nacional.
Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook