Ministério do Esporte Natação: Matheus Santana quebra recorde mundial júnior dos 100m livre
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Natação: Matheus Santana quebra recorde mundial júnior dos 100m livre

Matheus Santana comemora o recorde mundial júnior nos 100m livre (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Matheus Santana comemora o recorde mundial júnior nos 100m livre (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Com apenas 18 anos, o nadador brasileiro Matheus Santana aparece entre os mais rápidos do mundo nos 100m livre. Na última sexta-feira (09.05), ele quebrou o recorde mundial júnior da prova pela terceira vez em apenas 15 dias. O tempo de 48s35 conquistado durante o Brasileiro júnior e sênior não é apenas a melhor entre os jovens nadadores como também é a 6ª melhor marca da temporada 2014 em todo o mundo. No Troféu Maria Lenk, Matheus havia registrado os tempos de 48s85 e 48s61.

“No Maria Lenk tinha errado ainda alguns detalhes e agora acho que acertei. A saída, a virada... Fiz uma prova melhor e consegui acertar. Estou feliz pra caramba! Nos Jogos Olímpicos da Juventude é baixar ainda mais e nadar para 47s”, projetou Matheus, citando os Jogos de Nanquim, que serão disputados em agosto, na China.

Os recordes mundiais juniores são uma novidade na Federação Internacional de Natação (FINA). A lista foi inaugurada em abril deste ano e, após reunião do Comitê Técnico de Natação da entidade, foram adotados os melhores tempos do Mundial Júnior de Dubai, disputado em 2013. Nos 100m, a melhor marca era do norte-americano Dressel Caeleb, com 48s97.

Mesmo tendo superado o tempo, Matheus Santana ainda terá que aguardar a homologação da FINA. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tem que enviar toda a documentação para a FINA a fim de comprovar a metragem da piscina, o equipamento de aferição, a marca do maiô, além de aguardar a análise do exame antidoping.

Entre os profissionais, o mais rápido de 2014 nos 100m livre é o australiano James Magnussen, com o tempo de 47s65. O brasileiro Cesar Cielo é o terceiro mais rápido do ano, com a marca de 48s13. Já Matheus Santana aparece em 6º da lista, superando o chinês Zetao Ning, que tinha 48s41.

Fonte: CBDA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla