Ministério do Esporte Seleção de futebol de 7 busca ouro inédito nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção de futebol de 7 busca ouro inédito nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Em 2016, o futebol brasileiro vai buscar a inédita medalha de ouro nos Jogos do Rio de Janeiro. Essa frase serve tanto para o time que deverá ter Neymar e Cia. em campo quanto para nomes menos conhecidos, como Vanderson e Marcos. Além dos astros dos gramados brasileiros, a equipe nacional do futebol de 7, modalidade paraolímpica para atletas com paralisia cerebral, também buscará o lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

Em seis participações em Jogos, o Brasil tem no histórico uma medalha de bronze, conquistada em Sydney 2000, e uma de prata, em Atenas 2004. Em Pequim 2008 e em Londres 2012 a seleção não conseguiu um lugar no pódio.

No último dia 16 de maio, o Portal Brasil 2016 esteve em São Paulo para acompanhar o 1º Desafio Internacional Brasil x Argentina de futebol de 7, no Clube Paulistano. Disputado em um campo de grama society, com sete atletas de cada lado, seleção verde e amarela venceu o desafio por 4 a 1.

Futebol de 7
Os jogadores são divididos em classes, de acordo com o grau de deficiência. A classificação vai do 5 (para os atletas mais debilitados) até o 8 (menos desabilitados). “É obrigatório jogar com pelo menos um atleta da classe 5 ou 6 e só é permitido ter um classe 8”, explica Vanderson, jogador da seleção brasileira que já foi eleito o melhor do mundo.

As regras do futebol de 7 são oficiais da FIFA, com apenas algumas alterações. O lateral, por exemplo, pode ser cobrado rasteiro. O jogo, no entanto, é muito semelhante ao que os brasileiros são apaixonados.
 

Confira no vídeo toda a habilidade da seleção brasileira contra a Argentina e aprenda mais sobre a modalidade que estará presente nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016.



 

Vagner Vargas, Portal Brasil 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla