Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
William Muinhos está na final do Mundial Júnior de Pentatlo Moderno
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 23 Maio 2014 19:39
É a segunda vez consecutiva que William se classifica para a final do Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, feito inédito para o Brasil. O carioca de 20 anos também é responsável por outras façanhas no torneio. Em 2011, ele se tornou o primeiro brasileiro a disputar uma final masculina de um mundial da modalidade. No ano passado, ao lado de Felipe, fez com que o país tivesse pela primeira vez dois nomes na final masculina de um mundial de Pentatlo Moderno. Na ocasião, ele quebrou o recorde mundial júnior de série de tiro a laser. A marca de cinco acertos no alvo em 8s da categoria ainda é dele.
“No domingo, espero repetir a excelente esgrima de hoje, melhorar a minha natação, fazer um bom hipismo e correr muito no combinado atrás de uma ótima colocação”, o finalista vislumbra, relembrando o 30º lugar no Mundial do ano passado.
Na disputa desta sexta, William a Felipe só não passaram pela prova de hipismo - presente apenas nas finais e nos revezamentos da modalidade. Eram ao todo 76 pentatletas, que foram divididos em três grupos. Felipe ficou no B, somando 1.041 pontos, e William no C (1.098).
Na esgrima, William teve um excelente desempenho. Ele foi o 11º dentre todos os competidores, depois de 16 vitórias e 234 pontos garantidos. Felipe saiu vitorioso de 9 duelos com a espada e somou 186 pontos.
Na natação, o pernambucano foi o mais rápido dentre os brasileiros. Ele nadou os 200 metros estilo livre em 2min08s26, conquistando 316 pontos. William cravou 2min13s10 (301).
No combinado, o finalista fez a marca de 12min17s13 e 563 pontos. Já Felipe terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser em 12min41s75 (539).
Mexicanos de mãos dadas
Na final de domingo estarão presentes 17 países. A Rússia e a Hungria têm maior número de representantes, quatro cada. Bielorrússia, Coreia do Sul e Hungria têm três. Do continente americano, além do Brasil, apenas o México também conseguiu colocar pelo menos um finalista no domingo, dois, no caso: Jorge Abraham Camacho e Jhonnatan Ortega, que nesta sexta cruzaram a linha de chegada de mãos dadas.
A liderança da qualificação masculina ficou com o chinês Linbin Zhang, seguido do sul-coreano Jihun Lee, um dos medalhistas de bronze do revezamento masculino do Mundial, na quarta, e do alemão Christian Zillekens, ouro no revezamento entre os homens.
Na qualificação feminina, disputada ontem, as mulheres também encararam uma disputa acirrada. Elas eram 68 e estavam divididas em dois grupos. A brasileira Stephany Saraiva competiu no A e Bianca Cavalcanti no B. Ao final do dia, Stephany foi a 57ª na classificação-geral com 809 pontos e Bianca a 65º (706).
Na esgrima, Stephany teve 12 vitórias e 108 pontos garantidos, enquanto Bianca venceu oito duelos (152). Na natação, Bianca fez o melhor tempo, 2min23s21, que lhe rendeu 271 pontos. Já Stephany cravou a marca de 2min28s29 (254). No combinado, Stephany cruzou a linha de chegada 15min25s53 depois de iniciar a prova (375) e Bianca 16min57s43 (283).
Os quatro brasileiros que estão no Mundial Júnior da Polônia foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Todos eles também recebem o benefício da Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Bianca e William ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).
Calendário do Mundial Júnior:
24 de maio (sábado): Final Feminina
25 de maio (domingo): Final Masculina
26 de maio (segunda): Revezamento Misto
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook