Ministério do Esporte Em Brasília, pesquisador português fala sobre filosofia do esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Brasília, pesquisador português fala sobre filosofia do esporte

Manuel Sérgio visita o Ministério do Esporte nesta quarta-feira (Foto: Ivo Lima)Manuel Sérgio visita o Ministério do Esporte nesta quarta-feira (Foto: Ivo Lima)“Não há chute, mas sim pessoas que chutam. Não há saltos, mas pessoas que saltam. Precisamos olhar para o desporto como uma área das ciências humanas, e não apenas pelo lado físico.” A afirmação é do professor português Manuel Sérgio, licenciado em filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa. Com mais de 40 livros publicados, o pesquisador é um dos principais nomes da área de filosofia do esporte e visita o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta quarta-feira (28.05).
 
Entre os diversos trabalhos realizados, o autor é reconhecido por ser um dos primeiros a defender uma visão da educação física como uma ciência humana. “Fiz, no meio da educação física, um corte epistemológico, com a passagem do físico à pessoa em movimento intencional, ou seja, a passagem do corpo-objeto ao corpo-sujeito”, explica o autor. 
 
Importantes treinadores do futebol seguem as lições do pesquisador, entre eles os portugueses José Mourinho, técnico do Chelsea e eleito pela FIFA o melhor treinador do mundo em 2010; e André Villas-Boas, que comanda o clube russo Zenit.  “O treinador esportivo, antes de cada treino, deve levar em conta que esse processo não é apenas tático, é a pessoa”, afirma Manuel Sérgio. “Dentro da área do desporto, os problemas mais difíceis de serem resolvidos são os humanos, e não os físicos. Um treinador ou professor de educação física deve ser especialista também em humanidades”, completa.
 
Manuel defende a inserção desse aspecto nos cursos de educação física. “Os cursos de licenciatura e bacharelado da área têm a necessidade de repensar a grade curricular para acentuar também o aspecto humano do desporto, que tem influência fundamental na prática esportiva”, destaca Manuel. “É fácil que uma equipe esteja bem preparada fisicamente, mas é difícil saber comunicar motivar e desenvolver valores como liderança”, disse o autor, propondo que as equipes esportivas desenvolvam o papel do metodólogo, integrante responsável por liderar o treino, dando ênfase também ao aspecto humano dentro do esporte.
 
Segundo Manuel, esse também é um importante momento para discutir o esporte no Brasil. “O desporto brasileiro atravessa uma fase alta de sua existência em decorrência dos grandes eventos que irá receber. Do ponto de vista desportivo, o país é uma potência e tem espaço para se desenvolver ainda mais."
 
Paula Braga
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla