Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Distrito Federal recebe curso de extensão do Programa Esporte da Escola
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 09 Junho 2014 10:51
Terminou na última sexta-feira (06.06) o curso de extensão do Programa Esporte da Escola, em Brasília. Realizada no Centro Integrado de Educação Física (Cief), a capacitação presencial teve como público-alvo cerca de 50 professores/monitores e coordenadores de educação integral, responsáveis pelo acompanhamento de 6,6 mil estudantes contemplados em 44 escolas parceiras no Distrito Federal.
Durante a abertura do evento, na quinta-feira (05.06), no ginásio poliesportivo do Cief, a diretora do Departamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Andrea Ewerton, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância do esporte educacional na formação das crianças. “Estamos convencidos de que a proposta de educação integral qualifica a educação. Ao lançar o Programa Mais Educação e apostando na ação intersetorial, o Ministério da Educação vem rever, resignificar e romper a hierarquia das disciplinas por entender que, na perspectiva da educação integral, todos os saberes são importantes”, disse. Andrea Ewerton explicou que o MEC, além do Ministério do Esporte, procurou parceiros intersetoriais, entre eles o Ministério da Saúde e o Ministério da Cultura. “No ano de 2013, mais de 22 mil escolas disseram que acreditam que o esporte é um conteúdo indispensável para a integralização do conhecimento”, completou a diretora.
O coordenador de Educação em Tempo Integral do Governo do Distrito Federal, Giovani Machado, e a professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora da equipe colaboradora da região Centro-Oeste Marisete Safens participaram da solenidade. Giovani Machado agradeceu a parceria com os ministérios em prol da educação integral em Brasília. “A oferta de esporte na escola é um dos eixos estruturantes da política de educação integral no DF”, justificou.
Marisete Safens destacou o compromisso do governo federal na qualificação e difusão do conhecimento. “O governo está instrumentalizando o educador social voluntário para atuar no Esporte da Escola, disponibilizando o curso e o material pedagógico preparado exclusivamente para este fim”, disse.
Durante a sexta-feira (06.06) foi realizado o planejamento pedagógico de cada escola parceira, elaborado individualmente de acordo com a realidade de cada unidade de ensino. Também foram aplicadas aulas de alongamento entre os monitores. O curso de extensão contou ainda com atividades práticas de atletismo – principal modalidade do esporte educacional –, seguidas por treinamentos de basquete e vôlei.
A capacitação é uma iniciativa do Ministério do Esporte por meio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O objetivo é qualificar a atuação desses monitores com a oferta de um curso de capacitação dividido em duas etapas: a primeira, em formato presencial, é composta de aulas teóricas e práticas e está acontecendo em todo o país. A segunda fase da formação continuada será oferecida na modalidade Ensino a Distancia (EaD), a partir de agosto.