Ministério do Esporte Em Nova York, Fabiana Murer assume liderança do ranking mundial
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Nova York, Fabiana Murer assume liderança do ranking mundial

Fabiana Murer, saltadora contemplada pelo programa Bolsa-Atleta Pódio do Ministério do Esporte, assumiu a liderança do ranking mundial do salto com vara neste fim de semana. Durante a etapa de Nova York da Diamond League, Fabiana saltou 4,80 m e ficou com a medalha de ouro em uma prova fantástica, deixando para trás a campeã olímpica, a norte-americana Jennifer Suhr, prata (4,70 m), e a cubana Yarisley Silva, bronze (4,70 m).

“Estou contente demais”, festejou Fabiana, por telefone, logo depois de sair da prova. “Fazia algum tempo que eu não saltava 4,80 m. Na verdade, eu não saltava 4,80 m desde o Mundial de Daegu. Foi uma prova ótima para mim, venci e assumi a liderança do ranking mundial numa disputa forte da Diamond League. Foi bom também porque eu saltei bem alto nas tentativas dos 4,90 m, o que vai me mostrando o caminho para superar esses 4,90 m”, completou.

Fabiana entrou na prova com o sarrafo a 4,50 m, passando na primeira tentativa. Ultrapassou as alturas seguintes - 4,60 m, 4,70 m e 4,80 m - também no primeiro salto, para fazer a melhor marca do mundo no ano, muito perto de seu recorde sul-americano e melhor resultado da carreira, 4,85 m, alcançados no Ibero-Americano de San Fernando, em 2010, e depois no Mundial de Daegu, em 2011. A saltadora ainda tentou ultrapassar o sarrafo a 4,90 m, sem sucesso. Com o resultado, Fabiana ultrapassou Yarisley Silva no ranking da IAAF e assumiu a segunda posição na Diamond League, com 4 pontos - a cubana ainda lidera a classificação do circuito de elite da entidade, com 7 pontos.

Com a medalha de ouro em Nova York, Fabiana Murer assume a liderança do ranking mundial (Foto: Getty Images)Com a medalha de ouro em Nova York, Fabiana Murer assume a liderança do ranking mundial (Foto: Getty Images)

O técnico Elson Miranda comemorou o resultado. “A competição foi forte, com a Jennifer Suhr e a Yarisley Silva, mas a Fabiana mostrou que estava bem desde o início. Na etapa de Roma da Diamond League nós já esperávamos um salto de 4,70 m, mas ele não veio. Hoje, estávamos preocupados com a sequência de viagens - Brasil, Roma, Nova York - e as diferenças do fuso, em pouco tempo, mas a Fabiana esteve muito bem”, disse.

Para o treinador, Fabiana já mostrou superioridade ao ultrapassar todas as alturas no primeiro salto e ainda fazer boas tentativas nos 4,90 m. “Na primeira tentativa, a vara ficou fraca. Na segunda, ela passou correndo. Na terceira, foi bem alto e poderia ter passado, mas caiu em cima do sarrafo... São detalhes da parte técnica do salto com vara, mas a Fabiana mostrou que pode saltar bem alto. E o tempo também ajudou. Estava aberto, o céu muito azul, o vento a favor... Tudo contribuiu e ela mostrou que está muito bem.”

Fabiana já esperava uma prova bem disputada. “Diamond League é como um Mundial, as principais saltadoras sempre se encontram. Este ano, sem Mundial ou Olimpíada, é importante para tentar buscar resultados, para saltar bem alto, superar a minha melhor marca. Esse é o meu objetivo: saltar bem na Diamond League”, completou Fabiana, que ainda vai disputar as etapas de Glasgow (ESC), Mônaco, Birmingham (ING) e Zurique (SUI), além de participar de competições em Hof (ALE) e Linz (AUT), que não pertencem à Diamond League.

Europa

Em Genebra, na Suíça, Thiago Braz, Fábio Gomes da Silva, Augusto Dutra e Karla Rosa, também do grupo de salto com vara do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, disputaram, neste sábado (14.06), o 27º Meeting Internacional de Genebra. No Estádio Bout-du-Monde, Thiago conquistou a medalha de ouro, com 5,61 m, e Fábio, a de bronze, com 5,36 m. A prata ficou com o sueco Melker Svärd Jacobsson, que saltou 5,51 m. Augusto não marcou.

No feminino, Karla Rosa também foi ao pódio. A saltadora conquistou a medalha de bronze, com a marca de 4,25 m. A vencedora foi a britânica Lucy Bryan (4,35 m) e a italiana Giorgia Benecchi (4,25 m) completou o pódio.

Fonte: BM&FBovespa
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla