Ministério do Esporte Indígenas, estrangeiros e população local dividem a festa em Cuiabá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Indígenas, estrangeiros e população local dividem a festa em Cuiabá

A Arena Pantanal, em Cuiabá, voltou a contar com um bom público no segundo jogo a sediar na Copa do Mundo FIFA 2014. Na partida desta terça-feira (17.07), entre Rússia e Coreia, 37.603 pessoas compareceram ao estádio. A capacidade da arena é de 40 mil pessoas.

Milhares de sul-coreanos e russos venceram a distância e se fizeram presentes. Eles se misturaram a torcedores locais e indígenas, promovendo uma bonita festa, iniciada horas antes do jogo, que terminou empatado em um a um.

Indígenas das etnias Bakairi e Paresi assistiram à partida na Arena Pantanal (Foto: Helson França/Portal da Copa)Indígenas das etnias Bakairi e Paresi assistiram à partida na Arena Pantanal (Foto: Helson França/Portal da Copa)

Um grupo de 23 índios da etnia Bakairi e outros 10 da etnia Paresi foram ao estádio prestigiar a partida. Eles foram contemplados com ingressos doados pela FIFA ao Governo Federal. Representando 62 aldeias Paresis, Nedino Maizokie, tido como uma das principais lideranças da etnia, disse que vai voltar para casa feliz. "Foi muito emocionante. Nós, indígenas, estamos aqui e também gostamos do futebol jogado pelo branco. Participar de uma Copa é especial', afirmou.

Para o cacique Mario Bakairi, a participação indígena no evento se faz necessária em razão das etnias representarem parte importante da história, vida e cultura do Brasil. "É uma demonstração de respeito para com o nosso povo e cultura", ressaltou.

Multicultural

A interação entre a população local e os visitantes, em especial russos e sul-coreanos, foi uma das marcas da partida. O clima festivo prevaleceu. Cantorias, danças, batucadas, abraços e tentativas de comunicação com base em mímicas eram motivo para muitos sorrisos e troca de gentilezas.

Vindas da Sibéria, as jornalistas russas Irina e Katy se mostraram impressionadas com a receptividade do povo. Empolgadas, também distribuíam abraços grátis, como constava no cartaz confeccionado no momento. "É tudo muito diferente em relação ao lugar de onde viemos. O calor humano das pessoas aqui é algo adorável", afirmou Katy.

A poucos metros dali, sul-coreanos, na companhia de brasileiros, ensaiavam batucadas e gritos de guerra. Após a chegada de Kim Heung Kook, famoso cantor do país e animador oficial da torcida asiática, a festa passou a ser ainda maior. Ao que o carismático Kim bradava, a torcida sul-coreana respondia com pulos e cantorias. "Não faço ideia do que eles estão falando, mas é muito legal e engraçado de ver", analisou a universitária Andressa Moraes, uma das cuiabanas a prestigiar o jogo.

Arena Pantanal

Tanto a entrada como a saída dos torcedores do estádio ocorreram de maneira tranquila, sem tumultos. Ao todo, havia 319 ônibus com a finalidade de fazer o transporte dos torcedores até o estádio.

Os voluntários ajudavam, passando orientações aos torcedores em português, inglês e espanhol também. Não houve registros de atendimento na área de saúde. O funcionamento do estádio, no geral, foi bastante elogiado pelos torcedores.

O cadeirante Roberto de Castro Almeida, 33 anos, disse que não encontrou dificuldades para chegar ao estádio e encontrar o seu lugar. "Foi tudo tranquilo, há uma boa indicação e o acesso é facilitado. A visão daqui que temos do campo também é bem boa", enfatizou.

Antes do jogo, um romeno foi detido nos arredores  e encaminhado para a delegacia do Turista, por estar vendendo 50 ingressos que já estavam cancelados para o jogo entre Rússia e Coreia.

Fan Fest

A FIFA Fan Fest de Cuiabá registrou nesta terça-feira (17.07) o maior público até o momento. Conforme dados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, aproximadamente 43 mil pessoas estiveram presentes no espaço. Durante todo o dia, 29 atendimentos médicos foram realizados no ambiente. De acordo com a Polícia Militar, não houve ocorrência grave na Fan Fest.

Fonte: Helson França, do Portal da Copa em Cuiabá
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla